Chás que ajudam a dormir

Desde que me conheço por gente tenho problemas para dormir. Nunca fui o tipo de pessoa que literalmente deita e dorme, eu custo a pegar no sono, 30 minutos, 1 hora, no mínimo. Mesmo quando eu acordo bem cedo, 6:00, 7:00 e pouco, chega no fim da noite estou sem sono e isso me atrapalha muito.

A minha falta de sono está intimamente ligada à minha ansiedade, estresse e os mesmos também estão ligados às minhas noites mal dormidas, ou seja, um looping infinito. Atualmente, um dos meus maiores desejos é não recorrer mais a remédios para dormir.

É uma luta, não é fácil, mas estou tentando, coloquei isso na minha cabeça e acho que vocês já perceberam que quando isso acontece, eu não sossego até conseguir. De uns tempos para cá tenho recorrido a chás, algo que eu amo incondicionalmente.

Sabendo que problemas para dormir não é um transtorno exclusivamente meu, mas de 40% da população brasileira também – segundo a OMS -, resolvi separar alguns chás que ajudam a induzir o sono.

Chá de camomila

Sim, é óbvio que eu tinha que começar por esse. O chá de camomila ajuda a acalmar, relaxar, induz o sono, ajuda na digestão, tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda em problemas como aftas, gengivite, úlceras, enxaquecas.

Além disso, um estudo feito pelos cientistas do Imperial College (de Londres) indica que cinco xícaras diárias da bebida eleva os níveis de uma substância redutora de espasmos musculares chamada glicina, o que ajudaria a diminuir cólicas menstruais.

  • O chá de camomila é contra-indicado para pessoas  que utilizam medicamentos para tratamento de trombose (pois o chá pode aumentar a risco de hemorragia), mulheres grávidas ou em lactação. Pode causar rinite alérgica em alguns indivíduos.

Chá de erva doce

O chá de erva doce também é outro que ajuda a acalmar e de quebra tem ação diurética, estimulante, estimulante gastrointestinal, expectorante, dentre outras. É indicado para vários problemas respiratórios (asma, bronquite, tosse) e transtornos como gases e acidez estomacal.

  • O chá de erva doce é contra-indicado para pessoas com problemas gastrointestinais crônicos como úlcera gástrica ou duodenal, refluxo, colites.

Erva Cidreira, também conhecida como Melissa

Embora tenham nomes parecidos, erva cidreira e erva doce não são mesma coisa! A erva cidreira é adstringente, antialérgica, diurética, hipotensora (ou seja, ajuda a diminuir a pressão), revigorante da pele, etc. Além de ajudar a acalmar, relaxar e induzir o sono, a erva cidreira (ou melissa) tem inúmeros benefícios: ajuda problemas como depressão, ansiedade, hipocondria, epilepsia, flatulências, gases, hipertensão, celulite, acne (ajuda na cicatrização), taquicardia, dentre outras.

  • O chá de erva cidreira quase não possui contraindicação, mas como dilata os vasos e diminui a pressão sanguínea, talvez não seja uma boa para quem tem pressão muito baixa. Na dúvida, consulte um médico.

Chá de capim-limão, também conhecido como capim-cidreira, erva-de-estrada ou lemon grass (em inglês)

Um dos meus chás favoritos, sem dúvidas. O capim-limão tem propriedades relaxantes, calmantes, digestivas, diuréticas, expectorantes, dentre outras. Ajuda no combate a problemas como ansiedade, dor de cabeça, cólicas menstruais, acne, eczemas, gases, febre, celulite, tosse, catarro, diarréia, dentre outras.

  • O chá de capim-limão é contraindicado em caso de dor abdominal desconhecida ou gastrite.

Valeriana

Há, também, o chá de valeriana (também conhecida como “erva-de-gato”), que é um pouco polêmico. A valeriana é considerada uma das mais eficazes no quesito relaxar e induzir o sono, tendo efeito também na manutenção de estágios mais profundos do mesmo. A Valeriana também é moderadora do apetite, calmante, anti-inflamatória, estimulante, diurética, hipotensiva (diminui a pressão), dentre outros.

É indicada para problemas como epilepsia, estresse, depressão, cansaço mental, menopausa, palpitações, obesidade, ansiedade, eczemas, reumatismo, etc. Embora pareça uma boa pedida, a nutricionista e farmacêutica Lucyanna de Jorge Kalluf, da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) para um artigo do ig, alerta que ela só deve ser tomada por indicação médica.

A recomendação existe porque a planta, embora natural, interfere no metabolismo e provoca diversas reações no organismo. Segundo ela, há risco de interação com antidepressivos, ansiolíticos e qualquer outra medicação que atue no sistema nervoso central.

  • A valeriana é contraindicada para gestantes e lactantes.
  • Doses abusivas ou o uso prolongado podem resultar em agitação, dor de cabeça, alterações de visão e audição, delírios, reações alérgicas, convulsões, estado emocional instável, dentre outras.

Procure fazer chás com as ervas propriamente ditas, costumam a fazer mais efeito que a maioria dos chás de sachê. Se o chá for de sachê, consuma orgânico, se possível!

Vale a pena ressaltar que embora o consumo de chás como capim-limão, erva cidreira (melissa) e erva doce não sejam contraindicados para mulheres grávidas/em lactação, é imprescindível consultar um médico caso você esteja grávida e queira tomar. Segundo o artigo “Posso tomar chá na gravidez?” da Revista Crescer, mesmo esses chás não devem ser tomados com frequência, por isso é importante conversar com o obstetra antes de mais nada.

Sei que chá é algo simples de ser encontrado, qualquer casa de produtos naturais vende, até em supermercados, mas caso queiram uma indicação, um dos melhores chás que conheço são os da marca Tribal Brasil, que conheci por meio de amostra grátis lá da Vita Pura (foi amostra mesmo, vieram 2 sachezinhos acompanhados de outros cosméticos). Sou totalmente suspeita para falar, mas o gosto e o aroma são inexplicáveis, só tomando para entender.

Referências: PlantamedMundo das TribosSaúde ig

Crédito: lookaholic.wordpress.com

http://lookaholic.wordpress.com/2012/08/16/chas-que-ajudam-a-dormir/

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