Calor deve dar trégua em SC e previsão é de temporal com rajadas de vento nesta quinta-feira

16175832
Mais esperada que abertura de Copa do Mundo, a chuva finalmente deu o ar da graça em Chapecó, no final da tarde desta quarta-feira, e deve cair com maior intensidade em Santa Catarina a partir desta quinta-feira. As temperaturas sofrerão queda a partir de sexta-feira, condição que deve permanecer até a metade da próxima semana, de acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram.

Uma frente fria avança pelo Sul e deve quebrar o bloqueio atmosférico que manteve o Estado sob calor histórico durante 17 dias consecutivos. Consequências comuns no encontro de ar frio com quente, a chuva deve chegar por meio de temporais, acompanhados por rajadas de vento acima dos 60 km/h e risco de queda de granizo.

De acordo com a Epagri/Ciram, este cenário deve se apresentar pela manhã e início da tarde do Oeste ao Sul, ao longo da divisa com o Rio Grande do Sul, e no final da tarde e decorrer da noite da Grande Florianópolis ao Norte. Mesmo assim, o calor deve persisitr, com máximas acima de 30ºC em Florianópolis e regiões Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Refresco mesmo só a partir de amanhã, quando a frente fria se estabiliza e deixa o tempo instável do Planalto ao Litoral, com nebulosidade elevada e possibilidade de chuva, de acordo com a Epagri. As máximas ficam entre 18ºC e 22°C nas áreas altas do Planalto Sul e entre 24°C e 26°C na maior parte de SC.

O volume de água entre 40 mm e 70 mm do Oeste ao Planalto e 100 mm no Litoral não deve reverter o baixo nível de água nos reservatórios de abastecimento, de acordo com a Defesa Civil. Onze municípios decretaram situação de emergência até esta quarta-feira por problemas de estiagem, inclusive Chapecó, onde choveu por alguns instantes durante o início da tarde.

Qualquer problema em decorrência do temporal deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Previsão para quinta-feira

Extremo Oeste _ 28ºC – 22ºC
Oeste _ 28ºC – 22ºC
Meio Oeste _ 27ºC – 19ºC
Planalto Sul _ 26ºC – 18ºC
Litoral Sul _ 33ºC-22ºC
Vale do Itajaí _ 34ºC – 20ºC
Grande Florianópolis Serrana _ 33ºC – 19ºC
Grande Florianópolis Litorânea _ 34ºC – 25ºC
Planalto Norte _ 32ºC – 19ºC
Litoral Norte _ 34ºC – 23ºC

Municípios do Oeste e Planalto Sul que decretaram situação de emergência devido à estiagem:

Chapecó
Guarujá do Sul
Jardinópolis
Laurentino
Planalto Alegre
Quilombo
Saltinho
Santiago do Sul
Sul Brasil
União do Oeste
Urubici

DIÁRIO CATARINENSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s