Carnaval em Joaçaba terá cinco noites de festa e desfile de quatro agremiações

16204952

Para quem gosta de opções, Joaçaba oferece um Carnaval variado no Meio-Oestecatarinense. Dá para pular como baiano na festa dos blocos e também sambar como carioca nos desfiles, que reúnem quatro agremiações.

As duas festas são paralelas e ocorrem a poucos metros de distância, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. O sábado, dia 1, costuma ser o mais disputado por ter a apresentação competitiva das escolas, que também terão presença de pelo menos dois atores globais na avenida.

A Aliança, atual campeã do Carnaval, deve falar sobre as bebidas destiladas e o consumo que marca a história da humanidade, através do enredo Tim-Tim. Os ícones nacionais espalhados pelo mundo, como a cachaça, terão espaço no desfile. A verde e branco deve mostrar que, da mitologia ao comércio, da diversão à religião, os drinques acompanham a história da humanidade.

A escola confirmou a presença do ator Nando Rodrigues, que interpretou o Virgílio na segunda fase da novela Em Família. O galã também deve participar de um almoço aberto ao público no barracão da escola do Meio-Oeste catarinense, no mesmo dia do desfile.

Já a Unidos do Herval vai mostrar na avenida a arte do comércio, contando como a Havan, principal patrocinadora da agremiação neste ano, comercializa produtos e realiza desejos. Com o enredo Havante, Unidos, Compra Que Eu Vendo Alegria!, a arquitetura tradicional das lojas, os investimentos em decoração natalina e a imensidão de peças oferecidas nos departamentos terão lugar na avenida. A escola confirmou a participação do global Felipe Tito que, em seu mais recente papel na telinha, interpretou o mordomo Wagner, em Amor à Vida.

Prometendo recuperar o título, a Vale Samba deve misturar samba e teatro para tentar conquistar o lugar mais alto do pódio. O alimento é sagrado no celeiro do carnaval! A Vale planta alegria e vai colher felicidade é o nome do enredo da azul e branco, que deve mostrar como os povos, embora de culturas e épocas diferentes, têm em comum o hábito de alimentar-se.

Em sua segunda apresentação na avenida, ainda sem disputar o título, a Acadêmicos do Grande Vale promete transformar o desfile em uma viagem. Com o título Academia: Passaporte Brasil! a agremiação deve atravessar o reino da fantasia para chegar à magia do Carnaval.

O enredo vai passar pelas histórias da humanidade, as cores, a tradição, a identidade e a esperança do povo, que festeja a chegada da folia. Mostrará a saga de um viajante que passou pelos continentes e conclui que não há melhor lugar para viver do que o Brasil.

Volta do Carnafolia na praça deve ser o ponto alto

A entrada da iniciativa privada no Carnaval de Joaçaba, que terá apoio de uma cervejaria neste ano, é um dos fatores que garantiu a volta do Carnafolia, a festa dos blocos, à Praça da Catedral. Durante dois anos, a folia foi realizada em outros locais, de maneira independente.

Agora, a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste está à frente da organização e não há injeção de recursos públicos no evento, como já ocorreu em algumas edições. Embora o patrocínio não tenha diminuído os repasses públicos para os desfiles, que somam cerca de R$ 1,6 milhão entre município e Estado, a mudança promete movimentar ainda mais a folia e também garantir aumento na ocupação hoteleira, que espera pelo menos 90% dos leitos cheios durante o período de festa.

Só para os dias de desfile, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas assistam aos espetáculos, tanto nas arquibancadas e camarotes quanto espalhados por janelas e sacadas ao longo da avenida. O Carnafolia deve reunir mais de 3 mil pessoas por noite e tem dez blocos confirmados.

Programação

Dia 28: Abertura do Carnafolia — às 21h na Praça da Catedral.

1º de março: Desfile competitivo das escolas de samba — 21h30min na Avenida XV de Novembro. Também haverá Feira Cultural Turística e Econômica durante o dia e Carnafolia a partir da meia-noite.

2 de março: Desfile de blocos — às 19h na Avenida XV de Novembro. Haverá feira, Carnaval Infantil e Carnafolia.

3 de março: Desfile das Escolas de samba às 21h30min e Carnafolia.

4 de março: Carnaval da Terceira Idade às 15h na Praça da Catedral, Apuração das notas do desfile às 17h e Carnafolia.

Informações: www.liesjho.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s