ZÉ E LUIZINHO: VOLTAM AO PASSADO

GORGO E O REMÉDIO MILAGROSO

PARA CURAR CONTUSÃO NA CANELA,

RECORDAÇÕES DE ELENCO DO ÁGUA

VERDE O CLUBE DA VILA GUAIRA

Zé Domingos

Na segunda metade dos anos cinquenta surgiu no Esporte Clube Água Verde um zagueiro vigoroso, forte, decidido e que impunha respeito por seu porte físico –  Gorgo. Sobre este jogador há muitas histórias e estórias. Uma me foi relatada por Luiz Antoniassi (Luizinho) que foi seu companheiro de elenco no time da Vila Guaira.

Relata o atacante Luizinho que o avantajado zagueiro sofreu uma contusão na canela e teve a ideia de levar alguma vantagem sobre o tesoureiro Valdomiro Rubineck, o “seu Lima” e foi até o seu armazém explicando a situação. Disse que precisava de algum dinheiro comprar remédios para fazer o tratamento.

“Seu Lima” como todos chamavam o tesoureiro sempre com o chapéu afundando na cabeça recebeu o jogador e após ouvir o seu pedido pediu que aguardasse que logo lhe atenderia. Seu Lima se afastou e retornou com uma garrafa e entregou a Gorgo dizendo que aquilo era um “santo remédico” e que  passasse a infusão várias vezes ao dia no machucado e logo estaria recuperado.

A infusão era composta por cachaça e mentruz. Gorgo viu o seu plano de conseguir “um troco” falhar, mas para não perder a viagem levou a garrafada. Passados uns dias Gorgo estava de volta ao armazém do dirigente e solicitava que lhe fosse dada mais uma garrafa com a infusão já que o remédio estava dando excelentes resultados. “Seu Lima” providenciou a nova garrafada e entregou a Gorgo que saiu feliz da vida e agradecido.

Gorgo relatou o acontecido aos companheiros de time e disse que a cachaça com mentruz era boa demais. Ao invés de passa-la na área contundida ele a bebia. Gorgo depois de temporadas no Água Verde se transferiu para Apucarana onde jogou no time local. Por algumas temporadas.

Faleceu em Apucarana em função de um choque anafilático. Fazia muito calor e ele com alguns companheiros de time foi banhar-se num rio e surgiu o problema que lhe foi fatal.

Em 1.956 primeiro ano de Gorgo no time principal do Água Verde formou ao lado de Mariano Molina um dos grandes goleiros do futebol paranaense com atuação em equipes de outros estados, Nico que depois conseguiu vários títulos jogando pelo Coritiba e campeonatos brasileiros pela seleção paranaense, Zaleski também com passagem pela seleção paranaense, Mário Ferreira o extraordinário lateral direito com passagem pela seleção paranaense onde se destacou e por isto foi  contratado pela Portuguesa de Desportos para substituir Djalma Santos que se transferira para o Palmeiras, Bizineli com temporadas no Coritiba e Real do futebol amador, Cavichiolo vindo do Ferroviário, Rui Gotardi procedente do Atlético Paranaense onde foi um dos destaques do time chamado furacão em 1.949, Lineu Ristow campeão no ano anterior da Primeira Divisão de Amadores pelo Poti onde foi artilheiro também goleador no Água Verde, Erádio vindo do Atlético um artilheiro nato, Joel ponteiro esquerdo procedente do Bloco Morgenau, Ozires goleiro revelado pelo Operário do Ahú contratado pelo Ferroviário e Água Verde, mais tarde jogou pelo Caramuru de Castro e chegou a seleção paranaense, passando pelo Palestra Itália  voltando ao Água Verde, Dinho um dos grandes craques da história do Água Verde, Lauro, Tosin com temporadas no Palestra Itália e equipes do futebol amador com grande sucesso, Nenê vindo do Trieste centro avante irmão de Nico  zagueiro e Bezelin centro avante revelado pelo Flamengo do Bom Retiro do futebol amador.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui der segunda a sexta feira das sete as noive horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s