ZÉ DOMINGOS NÃO ESQUECE…

ALTAIR E IZE JOGADORES

COM HISTÓRIAS MARCANTES

NO FUTEBOL AMADOR

Zé Domingos

Acompanhando as matérias divulgadas nesta terça feira (25 de fevereiro) pelo jornal Tribuna do Paraná me deparo com duas que me chamaram atenção e me levaram a inúmeras recordações.

Uma na coluna “DICAS” do amigo Luiz Antonio respondida interinamente pela Jennifer Lima que destaca –

50 ANOS – O recém-empossado presidente Marcos Antonio Anzolim com o conhecido Altair Pingo de Ouro no coquetel do Trieste FC de Santa Felicidade. O ex-lateral Pingo festeja 50 anos (Jubileu de Ouro) do primeiro titulo conquistado pelo Trieste em 1.964.

È um texto legenda ilustrando a foto do novo presidente e de Altair uma figura emblemática, histórica do clube de Santa Felicidade. Naquele ano em que Altair conseguia o seu primeiro titulo pelo clube de Santa Felicidade acompanhei de perto a conquista, inclusive com transmitindo alguns jogos. Recentemente quando de um jantar entre amigos conversava com Lauro Ferro um triestino de quatro costados que orgulhosamente diz ter nascido no Trieste e que foi seu presidente sobre algumas temporadas do Trieste e uma foi exatamente a de 1.964. Naquele ano o presidente era o saudoso Acelino Grande e foi um ano sensacional para o Trieste. O assunto será abordado em detalhes em outro texto.

Altair um lateral esquerdo vigoroso, marcador implacável, de uma raça impressionante ganhou o apelido em função de seu xará também lateral esquerdo que durante anos atuou com sucesso pelo Fluminense do Rio de Janeiro, servindo a seleção brasileira que era chamado de Pingo de Ouro.

 Mesmo depois de ter deixado os campos como jogador nunca se afastou do Trieste e com ele o lema baseado no hino de Lupicínio Rodrigues em homenagem ao Grêmio Porto alegrense “Com o Trieste onde o Trieste estiver”.

Está em todos os jogos e acompanha o clube nos momentos de glória e também nos de dificuldade. Altair é um triestino. Sobre ele em campanhas do clube do Estádio Francisco Muraro muitas histórias em outra matéria.

A outra matéria é de autoria de Edilson Pereira, jornalista e escritor – “PELAS RUAS DA CIDADE – O CRAQUE QUE NÃO TROCOU O PILARZINHO PELO BOTAFOGO”. Edilson evidencia as qualidades de Izidoro Manoel Costa Pinto, falecido em 2008 um dos maiores craques que envergaram a jaqueta do Operário Pilarzinho Sport Clube. Izidoro  também conhecido por Ize, um meia atacante baixinho, habilidoso driblador, técnica refinada, evidencia Edilson.

O relato é perfeito. Tive oportunidade em observa-lo em várias atuações e realmente era um jogador sensacional. Só não foi profissional porque os caminhos do futebol daqueles tempos, bem como os valores de respeito para com a família eram diferentes dos de hoje. Mesmo com proposta para jogar pelo Botafogo do Rio de Janeiro em face do falecimento de sua mãe preferiu ficar ao lado do pai e familiares naquela hora difícil.

Houve uma temporada em que Ize se transferiu para outro clube do Pilarzinho o Vasco da Gama onde foi campeão da 1ª Divisão de Amadores em 1.970 atuando ao lado de jogadores com marca registrada no futebol profissional como Béquinha e Ariel com vários títulos estaduais e passagens pela seleção paranaense. Sobre este titulo e outras passagens de Ize em nosso futebol suburbano, inclusive na seleção paranaense de amadores detalhes em outra matéria.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129, e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s