Fluência em inglês ainda é obstáculo na qualificação de executivos, diz pesquisa

RIO – Embora a fluência em inglês seja considerada importante para o negócio em mais de 80% das empresas, ainda são poucos os profissionais que possuem o domínio do idioma. Como mostra pesquisa da Robert Half, realizada com 100 diretores de RH de empresas brasileiras, quando questionados sobre o nível de conhecimento de inglês entre os funcionários da empresa, os entrevistados responderam que apenas 20% deles encontram-se no nível avançado, 45% no patamar intermediário e os outros 35% oscilam entre os níveis básico e fraco.

— Esses números mostram que há uma grande divergência entre o que as empresas procuram e o que de fato encontram nos profissionais. Muitas vezes, a fluência no segundo idioma é mais importante do que a própria formação do candidato, mesmo em posições que não necessariamente exigem contato com a língua — afirma Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half.

Para ele, o inglês é visto como sinônimo de qualificação e destaca o candidato em um processo de seleção e ganhando salários melhores — o que gera mais custos para as companhias.

— Se você exige alguém com inglês fluente mesmo quando isso não será necessário, você paga mais e terá mais dificuldade para reter, pois esse profissional vai ser mais assediado — diz.

Assim, algumas empresas apostam em desenvolver essas habilidades nos profissionais após a contratação. Ainda de acordo com o levantamento, para tentar driblar esse obstáculo do idioma, 46% dos entrevistados responderam oferecer descontos por meio de parcerias com escolas de inglês, 39% fornecem treinamento interno e 7% reembolsam o valor pago em cursos de idioma.

Crédito: O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s