Brasileiro passa mais tempo na internet que vendo TV

O brasileiro passa mais tempo acessando a internet que usando a televisão ou ouvindo o rádio, conforme constatou pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e divulgada nesta sexta-feira (7). A “Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira” foi feita pelo Ibope. De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.

Segundo o estudo, a média de uso de internet de segunda a sexta-feira é de três horas e trinta e nove minutos, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e vinte nove minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).

A média de uso de internet sobe para três horas e quarenta e três minutos nos finais de semana, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e trinta e dois minutos) e ao rádio (três horas). A pesquisa não informa o tempo dedicado à leitura de jornais impressos nos finais de semana.

Segundo a sondagem, apesar dos usuários de internet passarem mais tempo na web do que os usuários de televisão passam assistindo a programas na telinha, a capilaridade da TV é muito maior que a da internet nos lares brasileiros: apenas 3% dos entrevistados afirmaram não assistir nunca televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.

TV é o meio de comunicação preferido dos brasileiros

A pesquisa mostra que a televisão é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%).

Ainda segundo a pesquisa, enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, o índice sobe para 75% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos.

Os mais escolarizados também levam vantagem: 87% dos entrevistados com nível superior disseram têm acesso à internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, só 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.

Outro dado da pesquisa revela que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. Mesmo em baixa, o jornal impresso é o veículo apontado como de maior credibilidade: 53% das pessoas consultadas responderam que confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.

Metodologia

Com o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa e também para subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. O levantamento custou R$ 2,4 milhões.

Uso da internet no Brasil varia de acordo com localização e renda

A intensidade do uso da internet varia de forma expressiva a depender de fatores como localização geográfica e renda do brasileiro, aponta a pesquisa do Ibope Inteligência feita a pedido do Palácio do Planalto. Se no Piauí a média diária entre os usuários da rede é de 2h40min (de segunda a sexta-feira), em Goiás o tempo chega a 6h14min. A média nacional é de 3h39min.

Também há diferenças em relação ao acesso da rede nas residências. No Maranhão, apenas 23% têm acesso à internet em casa; no Distrito Federal, esse índice é de 63% (a média é de 47%). Renda e escolaridade também influenciam no tempo dedicado à rede. Entre aqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos (R$ 3.620), o tempo gasto é de 4h12min. Entre aqueles com até um salário mínimo de renda familiar (R$ 724), o tempo cai para 3h09.

No ano passado, a previsão da pasta era destinar 15% da verba de publicidade para a rede. Em 2000, esse índice foi de 1,33%.

Crédito: Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s