Forbes inclui dois catarinenses na lista de brasileiros mais influentes

16262157

Eles estão ao lado de celebridades como Neymar, Anitta e Isis Valverde quando o assunto é prodígio antes dos 30 anos. Os catarinenses Natália Pascoali Boeira e Felipe Schaedler estão na seleta lista dos 30 nomes mais influentes do país elaborada pela revista Forbes Brasil e divulgada na semana passada. Natália é CEO da Hybel, em Criciúma, e Schaedler ganhou fama nas panelas de Manaus, para onde se mudou aos 18 anos.

A Hybel, empresa fabricante de componentes hidráulicos de Criciúma, foi fundada em 1981 pelo pai de Natália, Jorge Boeira.A atuação dela na empresa começou há seis anos. O primeiro passo foi passar por todos os setores para “vivenciar a empresa”. Só depois disso, assumiu o cargo de vice-presidente da Hybel — a presidência ainda está com o pai, que passa pela empresa duas vezes por semana.

Desde então, algumas mudanças significativas aconteceram

— Conseguimos o ISO 9001, controle mais formais e nos últimos cinco anos ganhamos mercado — afirma Natália.

O faturamento acompanhou o desenvolvimento da empresa e cresceu mais de 40% nos últimos quatro anos.

Atualmente, além da sede em Criciúma, a Hybel possui unidade de fundição em Forquilhinha (SC), 14 filiais no Brasil e uma em Chicago, nos Estados Unidos. Só no ano passado foram abertas sete filiais e pretende-se abrir mais três em 2014.

— Planejamos ser o maior player do mercado, nossa concorrência são multinacionais. Também priorizamos inovação de produtos, tem muita coisa “saindo do forno” — conta Natália, que tem sob seu comando 200 funcionários.

Mas o crescimento vem com muito esforço. Ela conta que não desconecta do email nem nos finais de semana e não tem hora para sair da empresa.

— A gente entra [na empresa] como filho e o maior desafio é mostrar que está ali por competência mesmo.

Catarinense assume papel de destaque na culinária manauense

De origem alemã, Felipe Schaedler nasceu no município de Maravilha (SC), com pouco mais de 20 mil habitantes. Mas foi no topo do mapa brasileiro que ele ganhou destaque. Schaedler se mudou com a família para Manaus há quase 10 anos, quando os pais decidiram abrir uma pequena pizzaria. Diante do negócio familiar, desistiu do sonho de cursar Direito e encarou o curso de Gastronomia. Sua pouca familiaridade com a essência gastronômica local, levou o chef a frequentar feiras e conversar com os nativos para saber mais dos ingredientes amazônicos.

— Ia perguntando as coisas mais óbvias, aí voltava sempre com algumas dicas — conta.

O chef e a família comandam três restaurantes com 148 funcionários em Manaus. O Banzeiro, inaugurado em 2009, é o tem mais da essência de Felipe Schaedler, o único chef na lista da Forbes Brasil.

— É reconhecimento para um estado inteiro que ainda luta por uma identidade gastronômica — afirma Schaedler.

>>> Raio-X do sucesso

Natália Pascoali Boeira
Natural de Araranguá, Sul de SC
Idade: 30 anos
Função: CEO da Hybel, empresa
Como se preparou: Fez mestrado em Administração, curso de Governança Corporativa e passou por todos os setores da empresa antes de assumir papel estratégico
Segredo do sucesso: conhecimento e iniciativa

“Mostrar conhecimento e “botar a mão na massa” são fatores essenciais. Tem que auxiliar a empresa em todos os sentidos e conhecer os processos. Vejo muitos profissionais com muitas idéias, mas não as colocam em prática. Não tem milagre, é disciplina, esforço, dedicação”.

Felipe Schaedler
Natural de Maravilha, Oeste de SC
Idade: 27 anos
Função: Chef e dono de três restaurantes em Manaus
Como se preparou: Cursou Gastronomia, fez especialização na área e procurou nativos para aprender sobre a essência gastronômica e sobre ingredientes amazônicos
Segredo do sucesso: dedicação e muita pesquisa

“É preciso muita dedicação para ter destaque na gastronomia. Meu trabalho na Amazonia não é só de cozinhar, mas também pesquisar e buscar ou resgatar novos ingredientes que ainda não são consumidos ou que foram consumidos no passado”.

DIÁRIO CATARINENSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s