Diretor-geral da Polícia Científica é o novo secretário da Segurança Pública do PR

tn_620_600_leon_3

O diretor-geral da Polícia Científica, Leon Grupenmacher, é o novo secretário de Estado daSegurança Pública do Paraná. A confirmação ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ele é médico legista de carreira no Instituto Médico Legal do Paraná.

Via Twitter, o governador Beto Richa anunciou o novo titular da Sesp e o novo secretário titular da pasta da Fazenda. Luiz Eduardo Sebastiani assume o lugar de Jozélia Nogueira.

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter / Ampliar imagem

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná, Grupenmacher é funcionário público, concursado, desde 1997. Ele é médico legista.

A posse de Leon Grupenmacher ocorre já nesta terça-feira (11). O novo titular da Fazenda assume na sexta-feira (14).

Imbróglio na Sesp

A Secretaria de Estado da Segurança Pública estava sem um titular desde 18 de fevereiro, quando Cid Vasques anunciou que a saída da pasta. Vasques deixou o comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública afirmando que teve seu trabalho obstruído pelo MP.

“Setores do Ministério Público, instituição a que pertenço, na qual devotei e devoto importante parcela de minha existência, entenderam por bem obstaculizar a minha manutenção na direção da segurança pública”, afirmou Vasques, por meio de nota. A frase marca uma das crises mais fortes pela qual o procurador passou no comando da Segurança Pública do Paraná.

Inicialmente, Beto Richa escolheu para o cargo o delegado da Polícia Federal José Alberto de Freitas Iegas. Ele, porém, não foi liberado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para assumir a nova função. Nesse período, Walter Gonçalves, que é chefe de gabinete da Sesp, esteve à frente da Segurança Pública do Paraná de forma interina.

Fazenda

Jozélia Nogueira ficou apenas 4 meses no cargo. Ela assumiu a função no início de outubro após passar pouco mais de uma mês no comando da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A secretária foi responsável pelo pagamento do 13º salário no fim de 2013, já que o governo estadual estava com o caixa apertado e cogitava-se, na época, a possibilidade de atrasar o repasse.

Mas, os salários foram pagos e a secretária apresentou ainda aumento dos investimentos em 2013. Em fevereiro, ela fez a prestação de contas anual na Assembleia Legislativa do Paraná e disse que o governo não investimento o mínimo previsto em lei na área de saúde.

Sebastiani, o substituto de Jozélia, é homem de confiança do governador Beto Richa. Ele foi secretário de Finanças na prefeitura de Curitiba durante a gestão do tucano. No governo estadual, já foi secretário de Administração e Previdência e, recentemente, havia sido nomeado para cargo na Companhia de Energia do Paraná (Copel).

Crédito: Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s