Vacinação contra a gripe pode ser antecipada novamente

VACINA CONTRA A GRIPE A

A campanha nacional de vacinação contra a gripe pode ser antecipada novamente neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2013, quando a campanha foi desencadeada no dia 15 de abril. Um calendário extra-oficial divulgado pelo Ministério da Saúde no começo do ano apontava o dia 26 de abril como a data para o Dia D da Campanha Nacional de imunização contra a influenza, mas a data pode ser antecipada.

De acordo com as informações da assessoria da Secretaria de Estado da Saúde, o protocolo com o pedido de antecipação da data de início da campanha feito no ano passado, serve para os demais anos, uma vez que o frio começa antes na região Sul do país. No ano passado as secretarias de saúde dos três estados do Sul fizeram o pedido em conjunto, e conseguiram que a campanha fosse antecipada em 20 dias em relação à campanha de 2012.

Em 2012 a campanha foi lançada no dia 5 de maio. No ano passado a campanha começou no dia 5 de abril e o Dia D aconteceu no dia 20. Em 2011 a campanha de vacinação contra a gripe foi do dia 25 de abril a 13 de maio. As datas oficiais e o público alvo da campanha neste ano devem ser definidos nas próximas semanas.

No ano passado, além da antecipação, os estados do Sul também receberam mais doses do que em outros anos. Em 2012, o Paraná recebeu para a campanha 1,9 milhão de doses, Santa Catarina recebeu 1,5 milhão e o Rio Grande do Sul 1,9 milhão de doses, totalizando 5,3 milhões de doses para a região Sul. Em 2013, os três estados receberam em uma primeira fase 7,7 milhões de doses — 2,8 milhões de doses para o Paraná, 1,8 milhão para Santa Catarina e 3,1 milhões de doses para o Rio Grande do Sul.

Particulares — Enquanto o Ministério não define a data da campanha, os laboratórios particulares de Curitiba já estão disponibilizando a vacina contra a gripe, que entre outras cepas inclui a da gripe A, a H1N1. As doses custam entre R$ 75 e R$ 80, de acordo com pesquisa feita pela reportagem. Nos laboratórios em que a vacinação ainda não foi disponibilizada, a promessa dos fabricantes é de que as doses estejam à disposição da comunidade a partir da próxima semana.

Esse é o caso da Clínica de Imunização e do Frischmann Aisengart, o maior do Estado. “Nós começamos, no final de fevereiro, a fazer o cadastro das pessoas interessadas em tomar a vacina e, em duas semanas, já temos 200 inscritos com a requisição, em média, de três doses por cadastro”, revela o diretor do Frischmann, Milton Zymberg.
Zymberg conta que para este ano foram encomendadas 40 mil doses da vacina contra o vírus da gripe. No ano passado o laboratório comercializou 33 mil, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Crédito: Paraná Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s