VOCÊ ESTÁ LEMBRADO DELE ?

clodovil1

A GRANDE HERANÇA DO

DEPUTADO CLODOVIL

Zé Domingos

Com a passagem neste dia 17 de março do aniversário de falecimento de Clodovil Hernandes que morreu neste dia em 2.009 reapresento uma matéria que registrei em anos passados sobre este cidadão polêmico que se elegeu como o seu terceiro mais votado no Brasil alcançando 493 mil 951 votos, 2.43% dos votos validos em São Paulo e honrou seu mandato com pronunciamentos e projetos ousados como o de diminuir o número de deputados federais de 513 para 250 do qual sou partidário. Ele morreu e o seu projeto foi colocado no esquecimento, o que é lamentável. A seguir a matéria feita há algum tempo –

Ao receber por parte do companheiro Marcelo D’Amico, um artigo com referencias a atuação do Deputado Federal Clodovil Hernandes, o li com atenção porque aplaudi uma proposta por ele apresentada e este comentário é fundamentado exatamente em tal proposta, ou seja, da diminuição do número de parlamentares.

De imediato a informação de tal plano me mostrei favorável, pois sempre entendi ser muito grande o número de vereadores, e ainda querem aumentar, deputados estaduais, federais e senadores, tornando a democracia muito cara. Talvez ou com certeza e nossa democracia é a mais cara do mundo e isto ficará demonstrado pelo artigo passado pelo D’Amico, que vou destacar em seguida –

Clodovil era uma figura inegavelmente polemica. Mas tinha idéias e coragem além das contradições tão humana. Inteligente com um senso critico aguçado, ele dizia o que os outros apenas pensavam.

Em julho de 2008, o deputado Clodovil Hernandes, apresentou à mesa da Câmara Federal Proposta de Emenda Constitucional – PEC para reduzir o número de deputados de 513 para 250.

O projeto teve apoio de 279 parlamentares (eram necessários 172 votos para que fosse apresentado). Não passou por interesses óbvios. De novo é o gato tomando conta do peixe.

Pelo projeto nenhuma Unidade de Federação, poderá ter menos de 4 deputados, nem mais de 35. Hoje, a menor representação tem 8 e a maior 70. Se a PEC passar haverá corte de 263 deputados e redução de gastos.

Só em despesas com parlamentares de 26,3 milhões de reais por mês. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Fui pesquisar o custo de cada parlamentar brasileiro, de acordo com a ONG Transparência Brasil o custo de cada deputado é de 6,6 milhões de reais por ano. E o custo de cada senador é de 33,1 milhões de reais por ano. Se a emenda Clodovil passasse reduzindo pela metade o número de parlamentares e supondo que isso pudesse ser feito tanto na Câmara quanto no Senado, teríamos uma economia de 3,1 bilhões de reais. Isto dá mais ou menos 17 reais por habitante.

Já que o gasto público com saúde é de 0,64 centavos de real por habitante, veja o que a economia com os parlamentares pode proporcionar. (No Brasil, segundo o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco – Sindhospe).

“Para um gasto total de 600 dólares per capita/ano em saúde apenas 300 dólares vem do setor público. Destes apenas 150 dólares são investimento federal, ou seja, 0,40 dólares por cidadão brasileiro.”

Daria para multiplicar a verba hospitalar atual por habitante por mais de 26 vezes. Além disso, teremos menos chance de corrupção, menos políticos para controlar. Divulguem se concordarem.

Quem sabe a maior obra do Clodovil não será póstuma.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos#hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s