Clínica atende pacientes de 43 municípios

img_2267

Jacarezinho – A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em Jacarezinho, oferece atendimento fisioterapêutico gratuito a 43 municípios. Atualmente são atendidos aproximadamente 75 pacientes diariamente – cerca de 1,5 mil atendimentos por mês. O número de atendimentos aumenta se forem considerados pacientes de Órtese e Prótese, projeto resultado de uma parceria entre a universidade e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que atende a 18ª e 19ª Regionais de Saúde do Paraná.

O serviço é realizado na clínica Professor Alfredo Franco Ayub, pertencente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), do campus Jacarezinho, nas áreas de ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e hidroterapia. Na clínica-escola, os professores têm oportunidade de ensinar e corrigir procedimentos dos estudantes da graduação.

“A função do fisioterapeuta é de reabilitar, e aqui os alunos aprendem de um jeito mais humanizado e igualitário”, destaca o diretor da clínica, o professor Crysthyano Ferrarezi Rodrigues, sobre a atuação dos estudantes do 4º ano.

Ele explica que os alunos vivenciam o cotidiano de uma clínica de fisioterapia, realizando atendimento público diferenciado e individualizado, em sessões

com duração de 40 a 50 minutos.

A clínica, acentua Rodrigues, é também uma forma de complementar ações governamentais no sentido de oferecer saúde de qualidade para população. “Com o nosso trabalho contribuímos para a melhoria e o desenvolvimento da qualidade de vida em Jacarezinho e região.”

Um diferencial da clínica é o atendimento noturno, ofertado à população, assim como aos alunos, professores e funcionários da Uenp. Por noite, são realizados cerca de 10 atendimentos.

Expansão
As atividades da clínica tiveram início em de 2004, quando um fisioterapeuta era responsável pelos atendimentos ao público. A partir de 2006, as atividades passaram a ser relacionadas à grade curricular do curso de Fisioterapia da então Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (Faefija), no que se refere à prática de estágio obrigatório. Nesse período, a clínica começou a operar com quatro estagiários por período e um fisioterapeuta supervisionando as atividades.

Em 2007, com a expansão em sua estrutura, iniciou-se o atendimento no setor de hidroterapia, aumentando o número de profissionais e acadêmicos e, consequentemente, os atendimentos realizados.

Crédito: folha WEB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s