ZÉ DOMINGOS: H O J E !

DEZENOVE DE MARÇO

DATA IMPORTANTE

Zé Domingos

Dezenove de março é dia de São José Nazaré, esposo de Maria, pai de Jesus Cristo e padroeiro de inúmeras cidades brasileira e padroeiro da Bélgica. No Paraná é feriado nas cidades de São José dos Pinhais, Rolândia e Campo Mourão onde o importante santo da igreja católica é padroeiro. Em São José dos Pinhais também se comemora o dia do município embora o aniversário da cidade seja oito de janeiro. Sendo São José dos Pinhais em seu inicio um local de famílias tradicionalmente católicas a data oficial de comemoração da cidade passou a ser no mesmo dia do padroeiro.

No exercício do mandato de vereador Paulo Scherner Filho apresentou projeto de lei propondo a comemoração do dia do município no mesmo dia do padroeiro e o mesmo aprovado por unanimidade foi sancionado e oficializado pelo prefeito Benjamin Claudino dos Santos em 17 de abril de 1.951.

Erroneamente muitas pessoas confundem a data oficial do município com a data dos primeiros povoados por volta de 1.690 em virtude da exploração local na época do ouro de aluvião neste período São José dos Pinhais era conhecido como Arraial Grande e seus habitantes situavam-se próximos da serra do mar.

São José dos Pinhais tem 156 anos como município e não 318 conforme contagem equivocada. No ultimo dia oito de janeiro o município completou 156 anos de emancipação política. A lei foi decretada pelo vice-presidente da província de São Paulo a 16 de julho de 1.852, sendo oficializada em 8 de janeiro de 1.853 com a posse dos primeiros vereadores.

Em Castro é feriado pela passagem do aniversário de surgimento em 1704 do povoado denominado Pouso do Iapó que depois passou a Freguesia de Santana do Iapó em 1.771 e depois como cidade com o nome de Castro à partir de 21 de janeiro de 1.857. O aniversário da cidade é comemorado em 21 de janeiro.

Dezenove de março dia do diplomata, do carpinteiro e do marceneiro. Também é a data mundial do artesão estabelecido pela ONU. Na Bélgica, na Espanha, na Itália e em Portugal é o dia dos pais. Neste dia em 1.870 estreava no Teatro Alla Scala de Milão – Itália a opera “O GUARANI” do compositor brasileiro Carlos Gomes. Em 1.953 a entrega do Prêmio Oscar era televisionado pela primeira vez.

Data de nascimento do político José Serra (1.942), do compositor José Assis Valente (1.911) autor de inúmeras músicas de sucesso falecido em 1.958, do compositor e músico Evandro do Bandolim (1.932) falecido em 1.994, Renaldo Lopes da Cruz – Renaldo (1.970) revelado pelo Clube Atlético Paranaense e depois com temporadas de sucesso no Clube Atlético Mineiro onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1.996 ao lado de Nunes do Grêmio com 16 gols. Renaldo foi vice-artilheiro do brasileiro de 2.003 jogando pelo Paraná Clube com 30 gols perdendo para Dimba que fez 31.

No certame de 2005 Renaldo que nunca havia perdido pênaltis em sua carreira num jogo frente ao Figueirense vencido pelo Paraná Clube por três a zero com gols de Tiago Neves, Neto e André Dias desperdiçou duas cobranças.

Renaldo atuou por várias temporadas no Deportivo La Corunã da Espanha onde foi ídolo marcando muitos gols, atuou ainda por outras equipes profissionais inclusive o Coritiba. É o principal artilheiro da história do Clube Atlético Mineiro com 79 gols. Ultimamente tem disputados campeonatos de másteres com jogadores com mais de 40 anos em equipes de Curitiba e cidades vizinhas.

Em dezenove de março falecia em 2.003 o cantor, compositor e pintor brasileiro de grande sucesso nos anos 40, 50 e 60 na época de ouro do rádio. Era um dos astros da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e participou de vários filmes. Ele nasceu em 5 de abril de 1.928 e morreu vitimado por câncer. Era conhecido como “Brotinho”.

Neste dia também falecia o advogado, jornalista, empresário, sócio majoritário do Grupo RPC – Televisão Paranaense – Canal 12 – Gazeta do Povo e outros veículos em diferentes cidades do estado do qual era diretor presidente Francisco Cunha Pereira Filho. Nascido em 1.926 faleceu em 2.009. Uma grande perda para o Paraná já que foi um intransigente defensor das causas do Estado.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.rádiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – Rádio Barigui de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmailk.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s