CURITIBA – RESUMO HISTÓRICO DO ANO DE 1.941 E MUITAS INFORMAÇÕES

Zé Domingos

         Com a chegada neste próximo dia 29 de março de mais um aniversário da cidade lhe apresento um pouco do lado histórico da cidade que tanto amo.

         Na revista alusiva aos 248 anos de Curitiba comemorados em 1.941 que me foi presenteada pelo professor Divonzir Luis dos Santos, o Divonzir com “z” mesmo e o Luis com “s” mesmo há um resumo histórico de nossa cidade. Após lê-lo o achei por demais interessante, como achei maravilhoso o texto de Romário Martins publicado na matéria “CURITIBA CIDADE DE TURISMO E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA” e resolvi divulgá-lo e tenho certeza de que os leitores irão se deliciar, como me deliciei.

         Leodoro Ébano Pereira, Capitão da Canoas de Guerra do Mar do sul, fundou na chapada, que se desdobra ao Poente da Serra do Mar, uma povoação e deu o nome de Curitiba, nome este empregado pelos índios, em virtude da extraordinária quantidade de pinhões que havia nos matos circunvizinhos. Essa povoação que não demorou atrair número de habitantes devido ao seu bom clima e a fertilidade de suas terras, foi elevada a freguesia em 1.654.

         Na praça principal em frente a Cadeia (hoje praça Tiradentes), foi levantado o pelourinho pelo Ouvidor Gabriel de Lara em 1668. O pelourinho poste aviltante, era o símbolo da justiça colonial no Brasil. Consistia em uma coluna erguida, nas povoações brasileiras, ordinariamente nos lugares mais públicos em frente aos paços municipais. Nestes postes os agentes do Governo da Metrópole mandavam infligir castigos ignominiosos.

         Em 29 de março de 1.693 a freguezia de Curitiba, foi elevada a vila, por iniciativa do povo que se reuniu, aclamou as autoridades judiciárias e elegeu os oficiais da Câmara conforme consta do respectivo auto de fundação da Vila, sendo esta deliberação tomada sem autorização régia e somente por aquiescência do Capitão-Mor, então em exercício.

         O alvará de 19 de fevereiro de 1.812 determinou que os Ouvidores passassem a residia em Curitiba e fosse esta a sede da antiga comarca, creada em 17 de junho de 1.723, em virtude de ser o clima de Serra – acima, incomparavelmente melhor do que o do litoral.

         Curitiba teve foro de cidade pela lei provincial de São Paulo nº 5 de 5 de fevereiro de 1841 e da capital da Província do Paraná pela Lei nº 1 de 26 de julho de 1.854. A atual comarca de Curitiba foi creada pela lei nº 2 de 26 de julho de 1.854, sendo seu primeiro Juiz de Direito, o Bacharel Luiz Francisco da Câmara Leal, nomeado por decreto de 24 de setembro daquele ano.

CURITIBA CIDADE DE TURISMO

Situada no primeiro planalto paranaense numa altitude compreendida entre 900 e 940 metros, Curitiba é uma cidade moderna que oferece ao visitante todo conforto das grandes cidades.

O clima excelente, a paisagem dos arredores e facilidade de comunicações fazem com que a capital paranaense seja uma cidade de repouso, procurada por visitantes de todos os Estados do Brasil.

VIAS DE COIMUNIAÇÃO

         Curitiba dispõe de todos os meios de comunicação. Possue um ótimo aero-porto para onde afluem todas as linhas aéreas do sul do País. Está ligada ao norte e ao sul por ótimas estradas de rodagem, notadamente a da Ribeira que faz a ligação com São Paulo, cujo percurso pode ser feito, muito comodamente em dez horas em ônibus ou automóvel. Para o sul também tem ótimas linhas de ônibus até Porto Alegre.

         O transporte ferroviário é feito com toda segurança e conforto e é um dos meios que põe Curitiba em contacto com todo o Brasil.

         A sua comunicação com o litoral é feita em poucas horas, o que vem trazer ainda a facilidade dos transportes marítimos, tanto por estradas de rodagem como pela ferroviária.

         Os transportes urbanos hoje devidamente regulamentados oferecem à população a facilidade de comunicação entre o centro da cidade e seus bairros, o que é comprovado pela eficiência dos transportes em bondes e ônibus.

EXCURSÕES

         Curitiba proporciona ao visitante agradáveis passeios por seus arredores.

GRUTA DO BACAETAVA

         Constituída por uma formação de estalactites e estalagmites, é um dos passeios mais pitorescos e agradáveis, nos arredores cuja distancia é vencida em uma hora de automóvel, em boa rodovia.

BACACHERI

         È um dos bairros mais populosos da Cidade e é onde está aquartelada grande maioria da guarnição militar do Estado. É nesse bairro que está localizado o aero-porto e o campo de aviação da Base Aérea da Capital. Constitue também um agradável passeio.

RIO IGUAÇU

         Um dos maiores rios do Estado, cuja nascente forma-se há poucos quilômetros da sede, sendo uma excursão recomendada ao visitante.

GRANJA CANGUIRI

         Onde está sediada uma escola de trabalhadores rurais, é o campo experimental da Escola Agronômica e dista apenas poucos quilômetros do centro urbano, servido também por excelente rodovia.

Cassino Estância do Aú

         É um dos melhores pontos de diversão que o Município oferece ao turista.

ARREDORES

         Além da paisagem encantadora dos pinheirais paranaenses que circundam a Cidade, encontra-se ainda o aspecto pitoresco e agradável das colônias e dos pequenos núcleos poloneses e italianos, mais ou menos populosos, com os costumes característicos onde tudo se apresenta é novo e interessante.

SERRA DO MAR

         Após pequeno percurso, quer pela estrada de ferro quer pela de rodagem, o visitante encontra a paisagem extasiante da Serra do Mar, onde tudo encanta pela inigualável beleza natural, bem assim, o resultado verdadeiramente extraordinário que é a documentação concreta dos esforços dispendidos por Engenheiros patrícios, na grande obra de engenharia ferroviária, que foi a construção daquela estrada de ferro.

EDIFICIOS

         Entre os principais edifícios com que conta a Capital Paranaense podem, ser citados o Palácio do Governo, o Paço Municipal, Secretaria da Fazenda, o Dep. Administrativo do Estado, Universidade do Paraná, o Ginásio Paranaense, a Escola Normal, a Escola de Aprendizes Artífices e muitos edifícios particulares de linhas arquitetônicas modernas.

         As construções que se sucedem numa média de duas por dia, dão a Curitiba o logar de destaque que desfruta entre as grandes cidades brasileiras.

VIAS PÚBLICAS

         Curitiba é uma cidade moderna, com amplas avenidas, ruas bem traçadas e praças ajardinadas. Mais de dois terços da cidade é pavimentada, sendo que grande número de vias públicas estão revestidas de asfalto.

         Dentro de um plano de urbanismo, Curitiba se desenvolve num ambiente seguro de técnica onde todas as suas necessidades são precisamente previstas, tais como aberturas de novas avenidas que facilitam a drenagem do trafego intenso no centro urbano, a canalização de rios que cortam em diversos pontos a cidade, previsão de localização dos Centros Cívico e Administrativo, tudo no entretanto sem modificar aquele aspecto tão pitoresco e tão próprio a si mesma, que a caracteriza, personificando Curitiba, tornando-a tão diferente de outras cidades do Brasil.

         O serviço das matas, parques e jardins não tem descuidado a arborização e o ajardinamento. Merece atenção especial o Passeio Público, situado no centro da cidade, e que é um dos atrativos de Curitiba, onde ali são centralizados todos os especimens da sua fauna e flora.

INSTRUÇÃO

         A Capital Paranaense é um dos principais centros universitários do Brasil, a afluência de estudantes de cursos superiores é notável.

         A Universidade do Paraná é procurada por estudantes de todos os Estados do sul do País, afluência essa que atesta, eloqüentemente, a excelência dos cursos ministrados naquele educandário.

         O curso superior está muito difundido, dispondo para esse fim de diversos colégios notadamente o Ginásio Paranaense um dos estabelecimentos de ensino tradicionais do Estado.

         O ensino primário como em todo o Estado, tem merecido especial atenção da administração, e tem atualmente, a capital mais de 40 Grupos Escolares e Escolas Isoladas.

         A instrução profissional também não é descuidada, o ensino agrícola ministrado nas Escolas Rurais está muito desenvolvido, e existe, modernamente instalada uma escola de Aprendizes Artífices.

As belas artes contam sempre com o apoio oficial, e são organizadas anualmente salões, onde são apresentadas as mais produções de artistas paranaenses.

Têm o município atualmente duas escolas de pintura, sob a competente direção de artistas de nomeada que muito tem contribuído para o desenvolvimento da arte no Estado.

A assistência social também tem deixado de preocupar a Administração Pública  e é assim que Curitiba conta com diversos Hospitais, Asilos e Recolhimentos, onde se vê a  Proteção a Infância e a Velhice desamparada.

CONSIDERAÇÕES DO ZÉ DOMINGOS

Fiz questão de destacar a reportagem desta revista para que analisemos que Curitiba sempre foi uma cidade voltada para o futuro e para o bem estar de sua gente. É mesmo uma cidade aquinhoada, uma cidade abençoada e que teve a felicidade de ter sua frente grandes administradores. Não sou nascido em Curitiba, mas estou aqui desde menino e me considero um curitibano e tenho orgulho de ter sido seu vereador, seu deputado estadual e de ter participado de vários momentos da vida desta cidade.

Aqui cheguei com dez anos e aqui há 59 anos, sempre com muito prazer.  Confesso que me emociono quando leio ou escrevo sobre a Curitiba de tempos passados e procuro transportá-la para a Curitiba de hoje que mesmo com  os problemas normais dos grandes centros ainda é uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Salve, Salve Curitiba.

CÓPIA EXATA

Destaco mais uma vez que o texto escrito em 1.941 foi copiado exatamente como está na revista. Assim algumas palavras parecem estar escritas erradamente, mas, não estão, pois eram assim escritas naquela época. Como sou saudosista gosto sempre de estar remexendo coisas do passado e como sei que muita gente é como eu, então reflito através este espaço o nosso “RECORDAR É VIVER”.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

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