O PORQUÊ DO AMOR POR CURITIBA ESTA CIDADE SEM IGUAL

Zé Domingos

Neste sábado (29) Curitiba completará 321 anos já que surgiu em 1.693 tornando-se a capital do Paraná à partir de 1.853.  Justamente por este momento especial apresento um depoimento sobre meu amor por ela.

Às vezes fico e me questionar o porquê deste amor, desta paixão por Curitiba e não consigo chegar a uma conclusão. Dizem que todo amor, que toda paixão, é difícil explicar, é difícil compreender e analisando chego à conclusão que tal assertiva é mais do que verdade, ela é verdade, verdadeira, é verdade absoluta.

Há alguns anos estava  na Sauna do Hotel San Martin, Rua João Negrão quando ouvi Leandro Facco ex árbitro de futebol, representante comercial, afirmar categoricamente que o “Senhor nos protege, nos perdoa”, mas a “Natureza, nos protege, mas não perdoa a quem a desrespeita”. Fez a referencia em função de um acidente ocorrido em função por ações de afrontas a princípios ecológicos.

Fiquei  a pensar, porque quando estou numa sauna prefiro ouvir, analisar, do que questionar. Os freqüentadores de sauna sabem de que ali “todos tem razão, todos estão com a verdade, todos sabem de tudo e mais um pouco”. Diante dos trágicos acontecimentos verificados diante imprudências com a natureza concluo que o dito pelo Leandro Facco, é uma realidade inquestionável. Comenta ainda de que muitos outros acontecimentos relacionados ao desrespeito à natureza estão por vir.

Dentro disto é  importante que as cidades se preparem, desenvolvam políticas ambientalistas avançadas para evitar catástrofes. Curitiba é uma cidade que vem dando atenções especiais a natureza ao longo dos anos.

Em determinada ocasião realizando o passeio no ônibus turismo ouvi a Ana Maria observar ser a nossa cidade dotada de muitas árvores, com várias áreas verdes preservadas, bem cuidadas. Este detalhe é um dos pontos que determina este meu amor por Curitiba.

Há famílias que com problemas de local onde morar se estabelecem em setores de risco e seguidamente estão expostos a problemas, mas a prefeitura tem desenvolvido inúmeros programas para afastar as famílias destes locais encaminhando-as para locais adequados e com moradias que lhes ofereçam dignidade de vida.

Esta preocupação pelo social apresentada pelas administrações de Curitiba, é outro ponto do amor por Curitiba. Tenho acompanhado várias iniciativas sociais que colocam Curitiba em plano destacado perante outras cidades. Assim a qualidade de vida aqui é cada vez melhor embora diante do crescimento populacional problemas vão surgindo e por isto o desafio para dirigir Curitiba é dia a dia maior.

É sabido que há muito por fazer, mas é importante constatar que os problemas estão sendo atacados, que soluções são buscadas e estão em andamento.

Os setores de educação, saúde, segurança, transito, têm problemas e verdadeiros desafios a serem superados, mas inúmeras obras estão em andamento  como a construção de novos prédios escolares, ampliações, revitalizações, construção e ampliação de prédios para creches e outras.

Na saúde  destaque para o Hospital do Idoso dotado de equipamentos modernos e um atendimento diferenciado e as referencias sempre positivas. Na segurança publica há problemas sérios e a Guarda Municipal tem colaborado com os órgãos estaduais encarregados de tal setor, da melhor maneira possível.

O aumento do efetivo dos guardas municipais a realização de cursos de aprimoramento, mais recursos materiais  daria melhor condição para os guardas municipais bem exercerem as funções que lhe estão afetas. A criação de novos  núcleos em setores onde os índices de criminalidade tem maior avanço é outro importante para um trabalho mais concreto para combater a criminalidade.

No transito os técnicos buscam alternativas para melhorá-lo, mas o elevado número de veículos, aliás, momento a momento a maior faz com que a capacidade de criação de alternativas  seja algo desafiador. Enfim em todas às áreas há a presença da administração desenvolvendo ações por uma melhor qualidade de vida, para os que aqui residem ou aqui vem por isto ou por aquilo.

Andando por esta cidade desde os 10 anos e lá se vão 61 anos, pois estou com 71 anos e observando o seu crescimento, observando diariamente novidades é que admiro Curitiba e não me esqueço de declarar paixão,  amor por esta cidade que está chegando neste sábado (29) a 229 anos.

São tantos pontos favoráveis que fica difícil destacar um e assim fica difícil explicar o porque exatamente deste amor, desta paixão..

Ao iniciar este texto o foco era um, mas o mudei e quando procurei retomá-lo não consegui relembrar a idéia e estão fui escrevendo o que ocorria na mente, mas qualquer hora destas a idéia voltará e então a retomarei e a comentarei. Salve, Salve Curitiba, Cidade Paixão.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui. De segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s