normal_gilberto_fontoura_

LEMBRANÇAS DE GILBERTO FONTOURA

ENCAMINHAM EMOÇÕES E CONTEÚDO

PARA MAIS OUTRA VIAGEM PELO TEMPO

Zé Domingos

Diante a recentemente passagem do aniversário de Curitiba o jornalista, escritor, compositor, produtor, publicitário e principalmente radialista Gilberto Fontoura me passou algumas mensagens interessantes, merecedoras de atenção. Uma traz abordagem a sua permanente luta contra os pichadores e lança uma ideia que poderia e deveria ser absorvida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Destaca Gilberto – Nós não podemos abrir mão do que sempre caracterizou Curitiba o comportamento de seu povo, a educação de sua gente, o zelo, o cuidado com o patrimônio e o mobiliário da cidade. Por isto é fundamental propagar esta ideia –

“PICHAR CURITIBA É A MANEIRA SUJEIRA”.

Frase sugestiva e de grande impacto certamente. Valeu Gilberto e a expectativa de que a mesma seja usada em ampla, campanha publicitária.

Em outro comunicado um texto com lembranças da aproximação da passagem de aniversário de Curitiba possivelmente no idos dos anos 50 em seu começo e final. Apaixonado por futebol, torcedor fervoroso do Coritiba de quem inclusive foi diretor Gilberto começa assim a matéria –

O Atletiba de domingo no Couto Pereira terá dez mil ingressos distribuídos a famílias carentes e trabalhadores. O jogo é amistoso, mas Fedato, Ivo e Miltinho estarão em campo pelo Coritiba, Jackson, Boluca, Damião de Belfare pelo Atlético. José Barbosa de Lima Neto (Zeca)será o árbitro. Rocha Braga narrará o jogo pela ZYM – 5 Rádio Guairacá “a voz nativa da terra dos pinheirais”, os comentários de João Feder. Pedro Stenguel Guimarães e Ribas de Carvalho farão a cobertura pela Rádio Clube Paranaense – PRB- 2.

Gilberto me perdoe, mas irei colocar alguns adendos das minhas reminiscências destes tempos.

Exemplo o estádio naqueles tempos ainda não era Couto Pereira e sim Belford Duarte. No Coritiba outros jogadores de destaque – Hamilton, Mário, Fábio, Merlin, Saguineti, Babi, Neno, Toni, Duilio, Renatinho, Ronald, Bequinha, Guimarães, Nico e outros. No Atlético chamado de “furacão” Wiliam, Juve, Sano. Isabelino, Sanford, Viana, Cordeiro, Geraldino, Odilon, Taico, Tocafundo, Hugo, Acir Antoniassi, Gaivota, Guará, Silas, Péricles, Agostinho, Jandir, isto para lembrar apenas alguns.

Gilberto destaca que o prócer atleticano Jofre Cabral Silva sempre provocativo, querendo dar ênfase ao jogo afirmava que já havia reservado espaço na galeria para guardar o troféu da partida e Arion Cornelsen o maioral coxa repicando “o lugar vai ficar vazio”.

Outros assuntos em abordagem naqueles tempos no relato de Gilberto Fontoura –

Pronto o projeto que será anunciado neste final de semana. Será o primeiro conjunto residencial de Curitiba financiado pelo BNH (Banco Nacional da Habitação). Terá o nome de Pedro Viriato Parigot de Souza.

O conjunto foi construído e localiza-se numa das regiões de maior crescimento de Curitiba nos últimos anos o Sitio Cercado.

Paulo Goulart e Nicete Bruno foram vistos na cidade. Estudam propostas para dirigir a primeira escola de teatro de Curitiba.

Foram contratados e se estabeleceram em Curitiba onde ficaram alguns anos trabalhando no Teatro Guaira onde criaram o Teatro de Comédias do Paraná, bem como dirigiram a escola de teatro.

O jornal Tribuna do Paraná anunciava edição especial com fotos e histórico de Curitiba desde que a pequena vila era habitada por seus fundadores.

Programas especiais no rádio de Curitiba.

Na Emissora Paranaense o rádio teatro CURITIBA MINHA MORADA de Romualdo Ouzaluk com o consagrado narrador Elon Garcia./ Euclides Cardoso já está produzindo o Ai Vem Sucesso especial deste domingo e busca as primeiras gravações de cantores curitibanos. A apresentação numa das vozes de ouro da ZYM- 5 Célio Guimarães.

O empresário Nagibe Chede já tem nome para a sua segunda emissora de rádio será Rádio Curitibana./ A Rádio Marumbi vai transmitir a prova ciclística Curitiba, domingo às 10 da manhã./ O diretor da Rádio Colombo faz chamadas para a transmissão da eleição do papa em Roma. Hélcio José está com as passagens nas mãos.

Gilberto Cadamuro, Azor Silva, Milton Muller, Hamilton Corrêa, Wanderlei Dias, Abel Scussiato, Alcides Vasconcelos, Jamur Júnior, Souza Miranda, Ivan Curi, Humberto Lavalle e muitos outros serão homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado.

O diretor de novelas da B – 2 o premiado Ivo Ferro foi convidado pela Rádio Bandeirantes de São Paulo para dirigir o núcleo artístico na capital paulista./ Craque e goleador do campeonato Afinho do Ferroviário será o entrevistado no programa esportivo de José Domingos, sábado ao meio dia na B-2.

OBSERVAÇÃO do Zé Domingos – Recordações sensacionais do consagrado homem de comunicação, curitibano de nascimento e coração Gilberto Fontoura e em cima dela algumas citações. Aplausos para a ideia e pela frase – “PICHAR CURITIBA É A MAIOR SUJEIRA”.

Os clássicos daqueles tempos eram assistidos por torcidas dos dois times ocupando os mesmos espaços, sem divisões e quando surgiam alguns problemas logo eram contornados e não havia a necessidade da policia estar acompanhando torcedores para evitar brigas e atos de vandalismo. O jogo era decidido no campo os adeptos do clubes acatavam o resultado. Bons tempos. Nos dois times grandes craques e a maioria de curitibanos e paranaenses, um ou outro de fora.

O primeiro conjunto habitacional a nível popular de grande porte no Brasil construído pelo governo do presidente Humberto Alencar Castelo Branco foi Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Depois vieram Santa Efigênia – Barreirinha, Vila Oficinas – Cajuru, Cabo Nácar no Jardim Paranaense, Eucaliptos, Tiradentes, Erico Veríssimo, Alto Boqueirão e Xaxim, Parigot de Souza – Sítio Cercado, Atenas – Campo Comprido, Gralha Azul – Novo Mundo e tantos outros. A frente destes conjuntos a COHAB – Curitiba órgão ligado a Prefeitura de Curitiba, ao BNH e com a extinção deste a Caixa Econômica Federal.

A cidade tinha conjuntos construídos pela Caixa de Habitação Popular mantida pelo governo estadual como Carmela Dutra em Santa Quitéria, Vila dos Bancários, Vila Sofia no Uberaba, Jardim das Américas, Vila Esperança no Atuba e outros.

Paulo Goulart e Nicete Bruno destacados artistas depois grande sucesso na Rede Globo contribuíram de maneira marcante para o desenvolvimento do teatro paranaense. Tribuna do Paraná foi o primeiro jornal com estilo popular a circular na cidade dando atenção especial ao noticiário policial e esportivo. Conseguiu grande sucesso e o manteve por vários anos.

Na citação dos assuntos de rádio a emoção de relembrar de profissionais do mais alto nível e que fizeram história e fazem parte da história de nossa radiofonia. Gilberto Bittencourt Fontoura as suas mensagens valeram muito e possibilitaram mais uma passagem pelo túnel do tempo. Um abraço e escreva sempre que será um prazer trabalhar como seus textos e reproduzi-los em nossos espaços.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s