Os consultórios de terapias psicoanalíticas são espaços muito significativos na cidade de Buenos Aires. A psicanálise faz parte do “folclore” portenho e foi inclusive tema da minha primeira coluna no Blog do Noblat, em 2009. Adoro este tema.
Por isso escrevo hoje sobre uma mostra de fotografia que acaba de terminar, mas que me pareceu tão interessante que vale a pena compartilhá-la mesmo assim.
O trabalho chama-se Interiorismo en Terapia, da arquiteta Marina Zuccon, e reflete as diferentes tipologias desses ambientes onde os portenhos revelam suas intimidades e aspectos cotidianos de suas vidas privadas.
Ela fotografou quase 50 consultórios e salas diferentes durante um ano e o resultado são 29 imagens, acompanhadas por frases dos profissionais entrevistados.
As fotos incluem terapias de todo tipo de orientações e correntes: bioenergéticas, gestálicas, freudianas e lacanianas, entre outras. Há desde consultórios privados, livings dos terapeutas e salas austeras de hospitais públicos como a do Hospital Ameghino.
O levantamento destes lugares forma parte do proyecto Tyrannus, onde há mais informações sobre o tema.
Espero que a gente tenha a oportunidade de ver esta mostra, outra vez, em outro lugar.
Crédito: aquimequedo – http://aquimequedo.com.br/2014/03/30/terapia/