FUTEBOL EM MARINGÁ

FUTEBOL EM MARINGÁ

UMA CIDADE COM HISTÓRIA

MARCANTE NO FUTEBOL DO

PARANÁ E DO BRASIL

Zé Domingos

Embora não seja comentado e nem mesmo considerado por muitos o Grêmio de Esportes Maringá, o chamado galo que durante anos representou o futebol da cidade canção tem uma conquista de nível nacional. Agora quando a cidade volta a participar do titulo estadual depois de eliminar o Coritiba de quem ganhou o primeiro jogo das semifinais por dois a zero em Maringá e depois empatou em Curitiba em zero a zero é bom relembrar os momentos de glória do futebol desta importante cidade paranaense.

O clube das grandes conquistas da cidade não é o mesmo de hoje, mas, sim o Grêmio de Esportes Maringá que dos tempos de glória do presidente Navarro Mansur e outros nos anos 60, 70 de craques caiu no ostracismo foi perdendo espaço e hoje alguns idealistas procuram revivê-lo. Mas com a cidade presente em nova decisão é significativo rememorarmos momentos especiais de títulos, de vitórias e glórias.

Na abertura a citação de um titulo nacional e então vamos aos detalhes. Em 1.969 o Grêmio de Esportes Maringá conquistou o Torneio Zonal Norte-Nordeste – Centro Sul e o Santos Futebol Clube foi campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa – Robertão então campeonato nacional de 1.968. Houve a decisão de mandatários do futebol que deveria ser realizada uma disputa entre os campeões dos dois torneios para definir o campeão brasileiro. Depois de dois empates por dois a dois o Santos desistiu de disputar o terceiro jogo e o Grêmio foi considerado campeão, mas este titulo não foi oficializado.

Participaram desta disputa pelo Grêmio Esportivo Maringá – Adilson (goleiro), Valdemar, Zé Carlos, Fausto, Japonês, Reginaldo, Valtinho, Sabino, Osvaldo, Ademir Rodrigues, Djalma, Edgard, Mauricio (goleiro), Ditão, Cisca, Iaúca e Nenê.

Em 1.968 ganhava o titulo de campeão do Torneio Centro Sul que o credenciou para a decisão do titulo com o campeão do Norte- Nordeste o Sport Recife de quem venceu e na sequencia a decisão com o Santos que não terminou face o clube paulista ter se afastado, alegando que a disputa não tinha razão de ser já que ganhara o torneio com as principais equipes brasileiras e que o titulo nacional era dele. Foi campeão do interior em 63, 64, 65, 67, 72, 77, 78, 79 e 84 e estadual em 63, 64 e 77. Também ganhou o paranaense série prata de 2.001.

No campeonato de 63 após vencer o campeonato do norte decidiu o titulo com os campeões do sul Ferroviário e norte pioneiro Cambaraense. O galo levou a melhor e ficou com o titulo. Estavam entre os jogadores campeões – Evir (goleiro), Pinduca, Ézio (goleiro), Edson Faria, Oliveira, Marcos, Macário, Nilo, Chapadão, Soca, Garoto, Haroldo, Leonel e Nilson.

No ano seguinte novamente a agremiação presidida por Navarro Mansur, curitibano das Mercês onde aos 25 anos foi presidente do Botafogo conseguindo o titulo de campeão do centenário da 1ª Divisão de Amadores e que se transferiu para Maringá face a atividades profissionais voltava a ganhar o campeonato do estado. Na época o Grêmio com um grande equipe promovia inúmeros amistosos com times de projeção do futebol brasileiro e de outros países e assim Maringá surgia em destaque nos noticiários de todo o pais e até fora dele.

Naquele ano surpreendentemente o Seleto de Paranaguá ganhou o titulo da zona sul, a Cambaraense conquistava o bicampeonato no norte velho e o Grêmio Maringá novamente ganhava a disputava no norte novo. As partidas decisivas do campeonato de 64aconteceram em março de 65 e o Galo do norte de forma marcante conquistava o bicampeonato estadual credenciando-se para disputar a VI Taça Brasil. Nesta competição foi eliminado em Criciúma pelo Metropol, campeão catarinense.

Em Criciúma arrancou empate em um a um, mas no segundo jogo em Curitiba no Estádio Durival Brito e Silva foi derrotado por dois a um. Após o jogo o árbitro catarinense Walter Vieira acusado de ter favorecido o time de seu estado foi agredido pelo zagueiro Edson Faria e pelo treinador Manga ex goleiro da seleção baiana e do Santos Futebol Clube.

No campeonato paranaense foram campeões – Mauricio (goleiro), Nilo, Macário, Pinduca, Edson Faria, Roderlei, Danúbio, Edgar, Walter Prado, Zuring e Luiz Roberto.

O Grêmio Maringá só voltaria ao pódio em 1.977 quando ganhou a decisão com o Coritiba tirando do clube do Alto da Glória a possibilidade do hepta campeonato. No primeiro jogo em 29 de setembro em Maringá – Grêmio 1 x 0 Coritiba e no segundo em Curitiba empate em um a um. Os mesmos resultados das disputas da serie semi final de 2.014 quando o Maringá quebrou a possibilidade do Coritiba chegar ao penta campeonato.

Naquele titulo era goleiro do Grêmio Maringá Wagner e agora quando do empate em Curitiba que resultou na presença do Maringá na decisão um jogador estava muito emocionado e fazia questão de enaltecer que seu pai tinha sido campeão em cima do Coritiba em 77, ele o meia Max um dos destaques do time que vai decidir o titulo com o Londrina. Outros campeões Valdir, Nilo, Cleber, Assis, Alberico, Duílio, Freitas, João Marques, , Itamar, Nivaldo Carneiro, Marquinhos e Bombinha. O preparador físico o antoninense Jair Henrique, o Jaico ex-jogador do Clube Atlético Paranaense.

Ainda a destacar que o time que vai decidir o titulo da Divisão Especial deste ano dirigido por Claudecir Sturion também deu glórias para a cidade conseguindo o titulo da 2ª Divisão do ano passado. O grupo de jogadores que surpreendeu durante o certame está confiante de colocar novamente Maringá no topo da glória do futebol paranaense em 2.014. A cidade está em festa e acreditando muito na conquista.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s