GISELE TEIXEIRA – 1.000 Km de Nordeste: Penedo e Barra de São Miguel (AL)

penedo 1- fotoedu

De Aracaju (Sergipe), saímos no meio da manhã da terça-feira de Carnaval rumo a Barra de São Miguel (Alagoas),  ao Sul do Maceió, onde está a famosa praia do Gunga, que eu queria conhecer porque é o ponto onde a Lagoa do Roteiro encontra o Oceano Atlântico.

Nem preciso dizer que é uma praia LINDA de morrer.  Para chegar, tivemos que cruzar o São Francisco numa balsa (R$ 22,00) que liga os estados de Sergipe a Alagoas, via Neópolis-Penedo.

Penedo vale uma parada de um dia, ou de uma tarde. É uma cidade pequena, mas muito charmosa. Fundada no século 16 e erguida sobre um rochedo, foi o primeiro povoado de Alagoas. Tem um enorme patrimônio histórico e cultural, com igrejas, conventos e palácios dos séculos 17 e 18.

O Centro Histórico – tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – pode ser percorrido a pé. Como era feriado, algumas coisas estavam abertas, outras não, mas ficamos perambulando.

Paço Imperial

NSCorrente

IMG_7555

IMG_7559

IMG_7570

IMG_7574

teatro 7 setembro

De lá, fomos para BARRA DE SÃO MIGUEL, onde a gente começou a descobrir porque dizem que Alagoas tem o litoral mais lindo do Nordeste. Vários trechos da costa são protegidos por recifes, formando grandes piscinas de águas calminhas – às vezes verde, às vezes azul.

Tô usando abaixo uma foto aérea, da prefeitura, para vocês terem ideia da dimensão das piscinas!

img1

Nesta praia, a área de areia é bem pequena quando a maré tá alta e os bares não são muito charmosos – se é que dá para botar algum defeito! Da extremidade direita da praia, na foz do rio Niquim, partem lanchas que fazem transporte simples à praia do Gunga ou passeios pelo estuário da lagoa do Retiro ou às piscinas naturais no meio do mar (na maré baixa).

IMG_7586

DSC_6387

Como a gente estava de carro, fomos com o nosso Celtinha conhecer o Gunga, uma das praias mais famosas de Alagoas, junto com Maragogi.

A fama não é à toa! Fica num pontal dominado por um imenso coqueiral; um de seus lados é banhado pela foz da Lagoa do Retiro; o outro está em mar aberto.

A propriedade é privada e o acesso, controlado, mas não há cobrança de entrada. Vale a pena pagar R1,00 e subir no mirante para ver o coqueiral!

Ricardo Freire, do Viaje na Viagem,tinha reclamado um pouco das cadeiras de plástico na praia, e ele tem razão. Isso tira um pouco do charme do lugar.

Mas o mar continua uma MA-RA-VI-LHA!! Recomendo uns dois dias por esta região, no mínimo.

IMG_7610

IMG_7620

guinga3

Aproveite para comer em um dos muitos quiosques que vendem comida de praia – tapioca, queijo coalho, macaxeira, pastel, caldinho…

IMG_7632

De Barra de São Miguel a gente seguiu viagem, passamos voando por Maceió e seguimos até a Praia da Peroba, coladinho em Maragogi. Mas isso eu conto no próximo texto!

Crédito>: Aquimequedo – http://aquimequedo.com.br/2014/04/08/alagoas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s