INAUGURAÇÃO DO PACAEMBU

UM PARANAENSE FEZ O GOL

INAUGURAL DO PACAEMBÚ,

ESTÁDIO CHEGA AOS 64 ANOS

Zé Domingos

            Vinte e oito de abril é uma data muito importante para o futebol já que neste dia em 1.940 aconteciam os primeiros jogos no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo inaugurado um dia antes (27) pelo presidente Getúlio Vargas. A primeira peleja no estádio que anos mais tarde recebeu a denominação de Dr. Paulo Machado de Carvalho em homenagem ao chamado “MARECHAL DA VITÓRIA” que comandou a delegação da seleção brasileira quando da conquista do primeiro titulo mundial na Suécia em 1.958 foi entre Sociedade Esportiva Palmeiras e Coritiba Futebol Clube.

            O time paranaense contava com o reforço de José Meister Pinto (Zequinha) e Tomaz Kupzik (Pivo) e Alfeu Folador (Alfeu) ponta direita, meia esquerda e zagueiro do Ferroviário. O “coxa” abriu o marcador exatamente por Zequinha. Assim o ponteiro direito ficou com a honraria de ter sido o autor do primeiro gol do então maior e mais moderno estádio brasileiro. O jogo foi vencido com facilidade pelos paulistas por seis a dois. O jogo foi preliminar.

            Naquele ano eram jogadores do Coritiba o excelente goleiro Ari, Borges, Augusto, Breyer, Aldo, Bibique, Warde, Batista, Pio, Belico, Rubinho, Saul, Tonico, Arion, Ernani, Estaquinho, Karam, Ataíde, Nei e Cezico. Muitos participaram da festa de inauguração do Pacaembu. No campeonato paranaense daquele ano o Atlético foi o campeão.

Na partida principal de inauguração do Pacaembu confronto entre Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro. O Corinthians Paulista foi vencedor por quatro dois. Ao longo destes 64 anos o estádio foi palco de importantes jogos nacionais e internacionais. A sua história o coloca entre os estádios mais famosos do Brasil e da América do Sul

            Ainda neste domingo (27) foi palco de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro entre Corinthians Paulista e Flamengo. O clube paulista se impôs bem e ganhou por dois a zero com gols de Guilherme no primeiro tempo e Gil no segundo. Leo Silva o lateral direito do Flamengo foi expulso por uma entrada pesada ainda no primeiro tempo e assim o Corinthians comandou as ações e confirmou a vitória. Antes e durante o jogo muitas comemorações em torno do aniversário do tradicional estádio brasileiro.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – Am – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – Rádio Barigui de segunda a sexta feira Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s