Vestibulando: saiba como estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal, usando apenas a nota do Enem

16429065

Quem nem sequer entrou na faculdade e já pensa em estudar fora recebeu uma boa notícia essa semana: estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra (UC) – a mais antiga de Portugal – apenas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o exame brasileiro como critério de seleção. Segundo a diretoria da universidade portuguesa, também é a primeira vez que a UC utiliza um exame de fora para acesso às vagas. 

Para se candidatar é preciso ter feito o Enem em 2011, 2012 ou 2013, e ter concluído o Ensino Médio. Um guia para os interessados foi publicado no site oficial da instituição. A Universidade de Coimbra anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português passou a facilitar, desde março, a entrada de estudantes internacionais no País. 

Conversamos com o professor Otávio Auler, do pré-vestibular Pró Universidade, e selecionamos algumas dicas para você aproveitar essa chance. Confira:


:: No site da UC, o candidato pode escolher um dos cursos com oferta de vagas para ingresso nos anos letivos de 2014 e 2015. O número de cadeiras disponíveis varia bastante entre cada graduação: o curso de Direito, por exemplo, está com 66 vagas em aberto para os brasileiros, equanto Biologia tem 18 e o Jornalismo oferece apenas cinco. 

:: Cuidado com o bolso, a universidade é paga – e sai caro. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas, incluindo alimentação, transporte e moradia, ficam em torno de 1,3 mil euros (R$ 4 mil). 

:: As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. Elas são convertidas para uma escala da universidade, disponível no site da UC. Para quem vai fazer Química, por exemplo, a redação vale 5% da nota final; para quem vai Filosofia, vale 50%. 

:: O processo é dividido em duas fases. As inscrições para a primeira etapa ficam abertas entre 19 de maio e 13 de junho, e os resultados serão divulgados em 23 de junho. Uma segunda fase terá inscrições de 21 a 31 de julho, com resultados no dia 8 de agosto. 

:: O site da universidade traz outras informações sobre taxas acadêmicas, pré-requisitos de nacionalidade e condições de ingresso para estrangeiros.

Crédito: Diário Catarinense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s