Uma das primeiras vozes de Brasília

CINQUENTA E QUATRO ANOS

DE BRASILIA – JOSÉ MARIA

PIZARRO  ESTAVA LÁ E

NASCIA A RÁDIO TAPAJÓS

Zé Domingos

Vinte e um de abril, feriado nacional lembra o grande brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, chamado “O Mártir da Independência” e também registra a passagem de aniversário de Brasília. A nossa capital federal chegando neste 2.014 a cinquenta e quatro anos.

Recordo que menino e sempre interessado pela política estive na Avenida João Pessoa hoje Luiz Xavier, para acompanhar o comício em prol da candidatura de Juscelino Kubsticheck de Oliveira, a Presidência da República e ao se pronunciar o candidato que depois se tornou vitorioso citou com uma de suas metas prioritárias construir no Planalto Central a nova capital do Brasil.

Ao assumir o comando do país Juscelino foi logo determinando providências para tornar o seu projeto realidade. Para muitos um desafio, uma loucura, para outros uma esperança, o aproveitamento de uma área que poderia ser objeto de invasões, de especulações e etc. Todas as barreiras foram enfrentadas pelo presidente e Brasília se tornou realidade.

Há 54 anos a cidade era inaugurada com pompas, com festa e muita emoção, especialmente do presidente Juscelino chamado carinhosamente e popularmente JK.Foi um momento histórico para o Brasil descentralizando o poder fazendo com que importante espaço viesse a ser ocupado antes que chegassem os especuladores e oportunistas. Foi uma obra que consagrou o grande brasileiro Juscelino Kubistchek de Oliveira.

O companheiro José Maria Pizarro, então noticiarista da Rádio Tupi do Rio de Janeiro ao lado do famoso radialista Carlos Frias participou da cobertura do significativo acontecimento. José Maria Pizarro companheiro de rádio está afastado das atividades face a problemas de saúde, mas certamente logo voltará as atividades. Estou sempre o esperando para dar aquilo brilho ao Comando da Manhã – No Mundo da Bola hoje apresentado pela Rádio Barigui – AM – 1560 entre sete e nove horas de segunda a sexta feira.

Os anos se passaram Brasília cresceu e hoje tem os mesmos problemas das cidades brasileiras como insegurança, falta de equipamentos públicos como escolas, creches, hospitais, unidades de saúde e etc., para atender a demanda da sempre crescente população. Brasília é uma cidade onde você encontra pessoas dos mais diferentes estados e também de outros países.

O  mais preocupante de Brasília, é o comportamento dos políticos que ali se reúnem no Senado, na Câmara Federal e em outros órgãos públicos, seguidamente envolvidos nos mais diferentes tipos de escândalos, com mal versação dos recursos públicos usando-os em favor próprio. De uns anos para cá estes quadros negativos e revoltantes tem ocupado espaços de nossos veículos de divulgação seguidamente. O lamentável é que os denunciados dificilmente são castigados como deveriam, pois o Brasil lamentavelmente continua sendo o país da impunidade.

Como radialista destaco que em 21 de abril, no exato dia em que Brasília era inaugurada era também implantada em São José dos Pinhais, a Rádio Tapajós, liderada por Ernesto Moro Redeschi que foi prefeito da cidade, deputado estadual inclusive presidente da Assembleia Legislativa. A antiga Tapajós é hoje a Rádio Mais, comandada pelo Ricardo Chab. Tive o prazer em trabalhar na Rádio Tapajós quando era comandada por Afonso Moleta que foi durante anos vereador em São José dos Pinhais.

Trabalhei quando a Tapajós era localizada na Rua Djalma Dutra na chamada “Casa Verde” e um dos programas mais famosos era o “Varandão da Casa Verde” que transmitia músicas sertanejas e gauchescas, bem como apresentava dedicatórias. Havia apresentações de duplas e cantores ao vivo. Muita gente comparecia aos estúdios da emissora para acompanhar o programa, apresentado no período da tarde. Sábados e domingos o “Varandão” normalmente recebia um público numeroso procedente de diferentes localidades..

Depois a rádio mudou para a praça 8 de Janeiro defronte a igreja matriz e ali também trabalhei durante bom tempo. A emissora foi vendida para um grupo paulista que tinha como líder Jonas Manto Galdeman, já falecido e fiz mais uma temporada naquela emissora.  Participei de uma equipe esportiva na Rádio Mais.

Ainda registro ser residente em Brasília um amigo, um grande parceiro de muitos anos Osni Banks Machado, um dos primeiros componentes do time de futebol “OS DESAVERGONHADOS” que durante vinte e oito anos fez sucesso em nosso amadorismo e até hoje é bastante lembrado por onde ando. Às vezes ainda alguns componentes do grupo se reúnem sob o comando do Ozires, irmão do Osni, para algumas peladas.  Aplausos a Tiradentes e a Brasília, em sua data.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola – telefones – (41) 3352-8686 –  (41) 9972-0129

E-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s