Chegada do Futebol ao Paraná

A CHEGADA DO FUTEBOL AO

PARANÁ E A PRIMEIRA BOLA

Zé Domingos

         Há algum tempo acompanhei uma entrevista do Dr. Milton Ferreira do Amaral pela Ò TV e observei o momento ter sido o seu pai Dr. Vitor Ferreira do Amaral o homem que trouxe a primeira bola de futebol para o Paraná. Lembrei ter ouvido um relato em torno do assunto do memorialista do futebol Reginaldo Aracheski.

         A primeira ligação do futebol com o Estado do Paraná aconteceu em 1.903 quando o Dr. Vitor Ferreira do Amaral (médico) trouxe do Rio de Janeiro uma bola e um livro de orientações para a prática da modalidade esportiva. Como diretor de Instrução Pública do Paraná e professor de educação física do Ginásio Paranaense resolveu aplicar a modalidade para os seus alunos, entre eles – João Moreira Garces, Antonio Gomes Júnior, Gilberto Beltrão, Antonio Franco, João de Oliveira Franco e Pedro Stenghel.

         O padre Manequinho que se encantou com o futebol, logo comprou uma bola e o divulgou entre os internos do Colégio Paranaense. Não demorou em o futebol se tornar uma paixão entre os praticantes e o seu crescimento foi impressionante. Novos grupos foram surgindo por todos os cantos de Curitiba. Na Praça Osório uma turma se reuniu e organizou o Internacional. A partir do Internacional foram surgindo novas agremiações.

Famílias tradicionais passaram a improvisar campinhos em seus terrenos para a prática do novo esporte. Sob o comando de Frederico Fritz Essenfelder  que trouxera uma bola em julho de 1.909 de uma viagem feita ao Rio Grande do Sul, um grupo descendente de alemães que pertencia ao Clube Ginástico Teuto-Brasileiro passou a praticar o futebol e tomar conhecimento de suas regras e determinações num campo atrás do quartel da Força Pública. A partir desses encontros surgiu o primeiro clube de futebol organizado de Curitiba: o Coritibano Foot Clube, que após alguns meses passou a se chamar Coritiba Foot-Ball Club para não fazer confusão com o Clube Curitibano.

Quase três anos depois, os grupos que faziam suas peladas nas praças, residências e alguns atletas cedidos pelo Coritiba se juntaram para formar o Internacional Foot-Ball Clube fundado em 22 de maio de 1.912 por Joaquim Américo Guimarães. E como o passar dos anos vários outros clubes foram surgindo em Curitiba e também em cidades no interior. Com a fundação da Liga Sportiva Paranaense (LSP) em 1.915 surgiu a possibilidade de organizar o primeiro campeonato estadual.

Sobre o primeiro certame paranaense detalhes em outra matéria neste espaço.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br. – clicar Rádio Barigui – de segunda  a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola – telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 –

E-mail – contato.josedomingos@hotmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s