Dieta pobre em carboidratos pode reduzir inflamação em diabéticos

16463856

Uma pesquisa da Universidade de Linköping, na Suécia, aponta que manter uma dieta com poucos carboidratos pode auxiliar a reduzir a inflamação em pessaos com diabetes tipo 2. Sabe-se que os pacientes com a doença apresentam níveis mais elevados de inflamação, e acredita-se que esse quadro pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e outras complicações.

No estudo, uma alimentação pobre em carboidratos foi comparada a uma dieta tradicional, com baixo teor de gordura, em 61 pessoas com diabetes tipo 2. Somente os pacientes que consumiram poucos carboidratos apresentaram níveis reduzidos de marcadores inflamatórios no sangue. Apesar disso, a perda de peso foi similar em ambos os grupos.

O teste foi realizado durante dois anos pelos cientistas Hans Guldbrand e Fredrik H Nyström. Os voluntários foram aleatoriamente designados para os grupos e foram dadas sugestões de menu e conselhos de um nutricionista durante três ocasiões no primeiro ano da investigação. Os efeitos sobre a glicemia, perfil lipídico e peso foram recentemente publicados na revista Diabetologia 2012.

Em comparação com indivíduos saudáveis e sem diabetes, os participantes apresentaram níveis significativamente mais elevados de marcadores inflamatórios no início do estudo. Novas análises foram feitas depois de seis meses, ou seja, quando a adesão às duas dietas era maior e a perda de peso média tinha atingido o máximo. A redução de peso em ambos os grupos foi semelhante (em torno de 4 kg), enquanto os níveis de glicose diminuiram mais no grupo com a dieta pobre em carboidratos.

Depois de seis meses, a inflamação foi significativamente reduzida nessas pessoas, enquanto não foram observadas alterações nos pacientes que mantiveram uma alimentação normal com baixo teor de gordura.

Crédito: DC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s