Andrade e Cerezo

DOIS CAMPEÕES – ANDRADE E

CEREZO ANIVERSARIANTES, MAIS

REFERÊNCIAS DE 21 DE ABRIL

Zé Domingos

Vinte e um de abril é uma data muito significativa e nela comemoram aniversário dois expoentes do futebol brasileiro Andrade e Toninho Cerezo campeões com títulos em diferentes competições. Depois de carreiras expressivas nos gramados agora são treinadores. Andrade foi o técnico do Flamengo quando da ultima conquista do time do Rio de Janeiro em campeonatos brasileiros. Atualmente está desempregado.

Antonio Carlos Cerezo – Toninho Cerezo é técnico do Kashima Antelers do Japão onde trabalha há algum tempo. Nasceu em 21 de abril de 1.955 e desde garoto mostrou sua tendência pelo futebol e quando adolescente chegou ao Clube Atlético Mineiro onde mais tarde se tornou ídolo. Jogou pelo “galo” de 1.972 a 1.983 com passagem por empréstimo pelo Nacional de Manaus entre 73 e 74. Nos anos em que esteve no Atlético conseguiu vários títulos sendo um dos mais respeitados jogadores de todos os tempos no clube das alterosas.

Jogou pela seleção brasileira inclusive participando de certamente mundial em 82 na Espanha. Em 83 foi transferido para o Roma da Itália numa das maiores transações na ordem de 10 milhões. Alcançou sucesso e foi campeão da Copa Itália com Falcão. Em 86 foi atuar pelo Sampdória onde como no Roma se tornou ídolo da torcida. Pelo Sampdória foi campeão da Recopa Europeia, vice da Champions League, tri da Copa Itália, conquistou o inédito titulo de campeão italiano sendo como o “maestro” da equipe. Foi feita uma música para homenagea-lo.

Após temporadas triunfantes no futebol europeu resolveu retornar ao Brasil passando por São Paulo onde conseguiu importantes títulos inclusive marcando gol em decisão internacional, Cruzeiro, América Mineiro e Atlético Mineiro. Transito pelo Louzano Paulista. Em 451 jogos pelo Atlético Mineiro fez 77 gols isto entre 72 e 83. No Roma em 70 partidas marcou 13 gols isto de 83 a 86. Atuou em 145 jogos pelo Sampdória de 86 a 92 fazendo 14 gols. No São Paulo entre 92 e 93 fez 13 jogos e um gol este frente ao Milan em Toquio no Japão quando da decisão do mundial de clubes em 1.973. O São Paulo venceu por três a dois e ganhou o bi campeonato. Participou das duas campanhas do tricolor paulista dando com sua experiência um apoio importante para o time do técnico Telê Santana.

Jogou dez partidas pelo Cruzeiro e fez três gols. Entre 94 e 95 jogou pelo Louzano Paulista onde participou de nove jogos e nenhum gol. Em 1.995 retornou ao São Paulo e em seguida retornou ao Atlético Mineiro aonde chegou em 96 e no ano seguinte passou pelo América Mineiro e retornou ao Atlético Mineiro onde encerrou a vitoriosa carreira.

Ganhou quatro vezes a bola de prata, duas bolas de ouro em campeonatos brasileiros e também foi considerado numa das versões desta competição o melhor jogador. Foi o melhor do Campeonato Mundialito disputado em 81 no Uruguai, em 93 melhor da Copa Intercontinental. Era um líder em campo e por isto chamado de patrão da bola. Está trabalhando como técnico desde que deixou os gramados e passou por várias equipes a maioria de outros países. Aqui trabalhou por ultimo no Vitória. Um pouco da carreira de Toninho Cerezo.

ANDRADE

Jorge Luiz Andrade Silva – Andrade, nascido em Juiz de Fora – Minas Gerais em 21 de abril de 1.957 jogou à partir de 74 pelo Flamengo como volante. Depois esteve emprestado e retornou ao rubro negro em 78 se tornando titular absoluto mantendo esta condição por várias temporadas. Foi campeão da Libertadores da América e mundial de clubes em 1.981. Em 88 foi para Itália jogar no Roma e retornou no ano seguinte indo atuar pelo Vasco da Gama onde foi campeão brasileiro. Foi o quinto já que havia conquistado pelo Flamengo outros quatro campeonatos.

Antes de encerrar a carreira como jogador passou por equipes de menor porte e em 2.002 iniciava efetivamente a sua carreira como treinador assumindo interinamente o comando do Flamengo substituindo Cuca. Diante os bons resultados obtidos em dois jogos foi efetivado e numa campanha até mesmo surpreendente foi campeão brasileiro. Depois disto imaginava ser prestigiado e tal não aconteceu. Passou por várias agremiações sem conseguir se firmar.

MAIS FATOS

Vinte e um de abril de 1.985 foi a data de falecimento de Tancredo Neves. Nasceu em São João Del Rei – Minas Gerais em 4 de março de 1.910. Foi advogado, empresário e político tendo exercido várias e importantes funções entre elas a de primeiro ministro entre 1.9 61 e 62. Foi ministro da Justiça e Negócios Interiores entre 1.953 e 54, ministro da Fazenda em 1.962 e governador de Minas Gerais entre 83 e 84.

Iniciou sua carreira política como deputado estadual entre 1.947 e 1.950. Foi deputado federal por vários mandatos à partir dos anos 50. Foi fundador e líder do MDB e depois foi um dos criadores do PP. Foi deputado federal até 1.969. Foi um dos precursores da campanha “Diretas Já”.

Com a derrota da emenda Dante de Oliveira que instituía as eleições diretas para presidente da república em 84, Tancredo Neves foi escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática. Aceitou o desafio e apoiado por Ulisses Guimarães foi eleito em 15 de janeiro de 1.985 presidente pelo voto indireto.

Ficou gravemente enfermo em 14 de março véspera da posse e ficou impossibilitado de assumir. Morreu por diverticulite e o anúncio oficial foi feito pelo secretário de imprensa Antonio Brito em 21 de março de 1.985. Foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor Lealdade e Mérito. José Sarney o vice é que assumiu o mandato.

Vinte de abril é Dia Mundial do Bombeiro, dia do metalúrgico, dos policiais civis e militares que tem em Tiradentes o seu patrono e do têxtil. Aniversários das cidades Brasília capital federal, Lins, Bofete e Palmital no estado de São Paulo e Itapema – Sana Catarina. Dia da primeira edição do jornal HOJE da Rede Globo de Televisão apresentado por Leo Batista e Luis Jatobá, da inauguração em 1927 do Estádio de São Januário do Vasco da Gama com o jogo Vasco 2 x 5 Santos. Na época foi o maior estádio do mundo. Passou por revitalização em 2.012. Morte do ex-jogador e consagrado treinador Telê Santana em 2.006.

NASCIMENTO

Em 1.930 nascia em 21 de abril Mário Covas trigésimo governador de São Paulo entre 1º de janeiro de 1.995 e 22 de janeiro de 2.001 quando se afastou em face de um câncer sendo substituído interinamente por Geraldo Alckmin. Como não renunciou manteve-se como governador afastado até a sua morte em 06 de março de 2.001.

Mário Covas foi deputado federal pelo PST e um dos fundadores do MDB. Líder da bancada oposicionista foi cassado em 69com a outorga do AI 5. Com a cassação e perda dos direitos políticos foi trabalhar como engenheiro. Tinha o propósito em ser prefeito de Santos a sua cidade, mas não obteve sucesso nas eleições.

Não conseguiu ser eleito prefeito, como também presidente da República. Foi um dos organizadores e fundadores do PSDB. Foi prefeito de São Paulo e o mais votado senador constituinte com 7 milhões e 700 mil votos. Foi convidado a ser vice de Fernando Color e não aceitou.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No mundo da bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s