PRIMEIRO OLÉ

 

O PRIMEIRO OLÉ EM CURITIBA

FOI NO SÉCULO RETRASADO

Zé Domingos

Há vários anos o “olé” passou a fazer parte das manifestações de torcedores em estádios de futebol quando equipes trocam passes colocando os adversários na chamada roda. “Olé, Olé, Olé” gritam entusiasticamente os torcedores quando o time de preferência sobrepuja o oponente. Todos sabem ser uma expressão vinda das tradicionais touradas espanholas quando os toureiros “bailam” diante os bravios animais nas arenas.

Diante da lembrança de tal manifestação à partir das touradas informo que Curitiba foi local de uma tourada dentro dos moldes espanhóis em 27 de outubro de 1.895. A Praça Theresa Cristina foi transformada numa autêntica praça de touros. Não havia mariaches, mas tinha música e todo rito sério de uma arena inclusive o sacrifício do touro e a glória do toureiro.

No dia do grande evento o cenário estava perfeito com dia de sol e muito calor fazendo com que muita gente para se proteger usasse guarda-chuvas e sombrinhas. O público foi dos maiores e os comentários sobre a tourada tomaram conta das conversas por vários dias.

O Circo Irmãos Queirolo que percorria os bairros de Curitiba tinha como uma de suas atrações uma temporada de touradas. Era montada uma arena junto ao picadeiro e os mais entusiastas faziam questão de comprar ingressos de cadeira para acompanhar tudo mais de perto. Um catarinense chamado Albino era o principal toureiro. Outro conhecido por Pantera era muito bom e o Bola Sete uma espécie de faz de tudo um pouco no circo igualmente participou nas touradas. Um dos palhaços nos intervalos animava os espectadores..

Outros circos tinham como sua principal atração as touradas. Estes circulavam por cidades do interior e faziam grande sucesso. Alguns tiveram passagens por Curitiba e cidades vizinhas. A tourada era encerrada quando o toureiro “pegava o touro a unha” como era anunciado pelo animador dói espetáculo. Fiz isto em várias oportunidades. O toureiro se arrojava ao pescoço do touro e depois de dominá-lo o fazia deitar. Em seguida era recolhido a um cubículo para ser reconduzido a fazenda de onde viera. Os animais eram alugados especialmente para as touradas.

Com o passar dos anos tais espetáculos foram proibidos com alegação de que os animais eram maltratados. Também surgiram leis proibindo apresentação de outros animais nas apresentações circenses. O real é que no século retrasado tivemos uma típica tourada espanhola em Curitiba.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Site – www.josedomingos.com.br – Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br –www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 -E-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s