Nilton Santos diferenciado

 

DEPOIMENTO MARCANTE

SOBRE NILTON SANTOS

Zé Domingos

Nilton Santos o maior lateral do mundo de todos os tempos segundo decisão da FIFA divulgada em 2.000 se vivo fosse estaria neste dia 16 de maio completando 89 anos. Nasceu no Rio de Janeiro em 1.925 e faleceu na mesma cidade em 27 de novembro de 2.013 depois de ter residido durante alguns em Brasília. Pela importância que representou na história do Botafogo foi apresentado um projeto de lei que se tornou diante a sanção do governador do Rio de Janeiro considerando 16 de maio como o “DIA DO BOTAFOGO”. Para relembrar o grande astro bi campeão mundial pela seleção brasileira, campeão de vários torneios internacionais por seu clube, títulos de competições entre seleções, campeonatos regionais e interestaduais apresento outro dos artigos que escrevi sobre Nilton Santos. Este artigo foi fundamentado num comentário sobre outro texto em torno do famoso futebolista brasileiro. O acompanhe –

Quando da passagem dos 87 anos de Nilton Santos um dos melhores jogadores de futebol do mundo em todos os tempos apresentei textos sobre o mesmo e num deles recebemos um comentário de alguém que pelo relato teve oportunidade em acompanhá-lo.

Diante das importantes colocações de Nelson Coimbra resolvi colocar em destaque o seu pronunciamento. Ele diz – Esse Nilton Santos era verdadeiramente um artista da bola. Saia do bolo da área com a bola presa aos pés e encontrava caminhos que só ele via. Ia driblando com fintas miúdas com a bola entre os dois pés e explodia em direção ao campo adversário e nessas arrancadas era capaz de jogar a pelota dentro do gol adversário. Nem mesmo Domingos da Guia tinha tanta classe, embora tenha sido um ás do futebol.

Observo no texto de Nelson algumas expressões dificilmente usadas nos dias de hoje, mas que foram marcantes no futebol dos anos 50, 60 e 70 como fintas miúdas, pelota e arrancadas. Isto confirma que o autor destas linhas é daqueles anos românticos de um futebol cheio de arte e classe.

Alguns artistas da bola como Nelson Coimbra se referiu a Nilton Santos – Zizinho (Flamengo, Bangu e São Paulo), Rubens (Dr. Rubis – Portuguesa de Desportos, Flamengo e Vasco da Gama), Brandãozinho (Portuguesa de Desportos), Julinho (Portuguesa, futebol italiano e Palmeiras), Renato (Portuguesa de Desportos), Canhoteiro (São Paulo), Didi (Fluminense, Real Madri e Botafogo), Quarentinha (Bahia-Botafogo), Garrincha (Botafogo, Corinthians, Flamengo e outras equipes), Luizinho (Corinthians Paulista), Pinga (Portuguesa de Desportos – Vasco da Gama), Rafael (Corinthians Paulista), Garrinha (Botafogo e outras equipes) Roberto Belangero (Corinthians Paulista), Dida (Flamengo), Walter (Vasco da Gama-Santos), Formiga (recentemente falecido Santos e São Paulo), Cláudio (Corinthians Paulista), Jair da Rosa Pinto (Flamengo, Palmeiras e Santos), Friaça (Vasco da Gama- São Paulo), Maurinho (São Paulo-Fluminense), Orlando Pingo de Ouro (Fluminense) , Danilo Alvim (Vasco da Gama), Canário (América – Real Madri) isto para citarmos apenas alguns dos grandes jogadores que brilharam no futebol do Rio de Janeiro e São Paulo. São atletas dos anos 50, 60 e 70.

Deixei de citar craques de outros estados porque a relação seria muita longa e afinal de contas estamos enfocando Nilton Santos jogador de um clube só Botafogo do Rio de Janeiro. Em outras oportunidades lembrei de astros do futebol de outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais etc.). Agradeço ao Nelson Coimbra pela importante e ilustrativa participação.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radio barigui.com – centraldetv.com – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui, de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 –

E-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s