Saiba como amenizar e prevenir as câimbras noturnas

16491301

Elas são um incômodo e tiram o sono de muitas pessoas. As câimbras que ocorrem à noite podem ser desencadeadas por diversos fatores.

O problema atinge não só um grupo muscular como também um músculo isolado do corpo. As regiões acometidas com maior frequência são panturrilha, músculos anteriores e posteriores das coxas, nos pés, nas mãos, no pescoço e no abdômen.

— Geralmente, as câimbras noturnas são bastante comuns, atingindo as pessoas mais velhas. Elas podem ser dolorosas e incômodas, apesar de não serem perigosas — afirma o cirurgião vascular Fernando Bacalhau.

A boa notícia é que a maioria das câimbras noturnas não está associada a doenças graves. O problema pode está relacionado a alterações metabólicas, desidratação devido ao exercício físico, má alimentação e, consequentemente, a deficiência de vitaminas.

Segundo o médico, as câimbras noturnas podem surgir sem uma causa aparente. Um movimento feito inconscientemente durante o sono, de esticar ou espreguiçar, pode contribuir para uma contração intensa ou inadequada do músculo, causando a dor durante a noite. Além disso, também pode ser a consequência do excesso de esforço físico durante o dia.

Previna-se

Se você fez atividade física durante o dia, antes de dormir beba muito líquido e, inclusive, hidrotônicos que ajudem a repor o sódio. Aposte numa alimentação rica cálcio e magnésio, e faça um alongamento 15 minutos antes de deitar. Se a dor persistir, não hesite em procurar um médico.

Crédito: DC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s