Caso Alex Irati‏

ALEX “SEQUESTRADO” ANTES DO

CLÁSSICO IRATY E OLIMPICO

Zé Domingos

Com a informação do memorialista de futebol Luiz Evaristo de ser 26 de maio a data de nascimento de um dos melhores jogadores de todos os tempos no futebol paranaense o saudoso Alex reapresento a seguir um texto com um momento curioso e até mesmo humorístico de sua vitoriosa carreira e uma viagem pelo tempo em sua trajetória futebolística. .

Diante de textos que fiz sobre o clássico da cidade de Iraty entre Iraty Sport Clube e Clube Atlético União Olímpico o desembargador Dimas Ortencio de Mello nascido na chamada Pérola do Sul torcedor do Olímpico me relatou um fato realmente inusitado e por demais interessante q             eu serve para dimensionar o grau da rivalidade entre os clubes. Para confirmar o relato que apresentarei a seguir o Dr. Dimas solicitou a confirmação de outro iratiense o engenheiro José Carlos Vencher, o Zequinha que além de ser nascido em Iraty faz questão de destacar ter jogado no segundo quadro do Olímpico embora sendo torcedor do Iraty, o azulão. Para me assegurar de que a informação correspondia com a realidade pedi o testemunho de José Carlos Leite que durante anos inclusive na fase profissional foi destacado atleta do Iraty e ele confirmou. Assim parto para a narrativa –

O Dr. Dimas conta de que a semana antecedente ao clássico lá nos idos de um dos anos após 1.9955 não sabe precisar o ano como de costume foi tensa com desafios e apostas. O Olímpico está em boa fase e tinha entre seus jogadores um jovem verdadeiro craque de nome Alex, cujo nome verdadeira era Oleska, descendente de poloneses, embora ainda garoto desequilibrava face a sua qualidade técnica. Dirigentes do Iraty Jorge Luiz Malucelli e Abrão Negi resolveram se mobilizar para tirar o craque do jogo. Sabedores do interesse do Operário Ferroviário de Ponta Grossa então destaque no principal campeonato do estado se propuseram acertar detalhes para a transferência. Informados de que o clube de Ponta Grossa se dispunha a pagar uma boa soma para ter Alex sorrateiramente entraram em contato com ele e apresentaram a proposta.

Impressionado com o dinheiro que lhe foi oferecido o “polaquinho” ficou todo entusiasmado e não pensou duas vezes desde que lhe pagassem o sinal de negócio. O exigido foi prontamente cumprido e disseram ao jogador de que ele teria que viajar ainda no sábado para Ponta Grossa e que a viagem deveria ser feita de trem para evitar especulações. No sábado antecedente ao clássico Alex viajou e no domingo o pessoal do Olímpico ao procurá-lo soube que tinha ido para Ponta Grossa para jogar pelo Operário Ferroviário.

Sabedores de que a trama tinha sido urdida por Jorge Luiz Malucelli e Abrão Negi os diretores do Olímpico ficaram na bronca e o clima ficou ainda mais tenso, Desfalcado de seu principal jogador o Olímpico foi derrotado e a rivalidade à partir desta partida se tornou ainda maior.

Com relação a Alex realmente era um jogador sensacional e durante anos brilhou em várias equipes como Operário onde foi mostrado em destaque ao lado de atletas de alto nível como o goleiro Aguinaldo, os zagueiros Gabriel, Jango,  Diogo, Lelo e Abelardo, os laterais Arnaldo, Candinho, Roberto e Nanau, os meias Nardinho, Odácio mais Moacir (goleiro), Zéca, Miguel, Hélio Dias (irmão de Duílio um dos maiores artilheiros da histórica do Coritiba), Milton e Otavinho atacantes. Este grupo atuou pelo “Fantasma” como era chamado o Operário Ferroviário em 1957 que talvez tenha sido o ano da “sacanagem” de Jorge Luiz Malucelli e Abrão Negi com a transferência de Alex para o time de Ponta Grossa um dia antes do clássico de Iraty. Naquele ano o Operário foi o quinto colocado no Campeonato Estadual. Iraty e Olímpico atuavam no campeonato de Iraty; O campeão, aliás o bi campeão foi o Coritiba que contava com uma equipe muito forte. No elenco Hamilton (goleiro), Fedato, Carazai, Mário, Béquinha, Guimarães, China, Miltinho, Duílio, Almir, Ronald, Ivo, Erol (goleiro), Aurélio, Mário, Betinho, Adão, Gordinho e Wiliam.

Alex também teve em sua passagem pelo Operário entre 57 e 60 a companhia de Leocádio Consul um menino de 16 anos vindo de Mafra – Santa Catarina contratado justamente para substituir Alex que estava sendo negociado com o Botafogo de Ribeirão Preto. Chegaram a jogar algumas partidas juntos. Alex brilhou intensamente no futebol paulista sendo contratado pelo Corinthians Paulista. Leocádio também na sequencia tomou o rumo do futebol paulista através o Palmeiras onde não se completou talvez em função da juventude e depois brilhou em várias equipes do interior antes de voltar ao Paraná para jogar no Londrina justamente ao lado de  Alex.

Foram contratados em 1.966 onde atuaram ao lado de Zuza (goleiro), Juvenal, Zéquinha, Pinduca, Nenê, Eduardo, Vadico, Sagui, Gauchinho, Osvaldinho, Aguinaldo, Berto, Hugo, Daniel, Edson, Barbosa, Nilzo e Leônidas. Um grupo formado por jogadores de alto nível, mas terminou o certame em sexto lugar. O Ferroviário de Paulista e Luiz Fernando (goleiros), Antenor, Fernando Knaip, Caçula, Celso, Martins, Índio, Mário Madureira, Padreco, Paulo Vecchio, Jaime, Humberto, Getúlio, Pinheiro, Ariel, Albino, Adilson e Sidney. O técnico Geraldo Damasceno (Geraldino) e o presidente Hipólito Árzua.

Em 67 quando o Água Verde Heitor e Pedro Bueno (Pedrinho) (goleiros), Zé Carlos, Silvio, Titure, Zézinho, Silvio, Zeola, Pedrinho, Fonti, Amilcar, Japonês, Nilson Peres, Russinho, Carlinhos, Juquinha, Padreco, Silvano Jairton, Natal e Teteu conquistou o titulo máximo sob o comando do técnico Geraldo Damasceno (Geraldino) então tri campeão já que fora campeão em 65 e 66 perlo Ferroviário, Alex que mais tarde viria a jogar pelo Água Verde estava no Londrina com Ado o goleiro que depois foi para o Corinthians Paulista chegando a Seleção Brasileira onde foi campeão mundial, Nenê, Pinduca, Eduardo, Lidu que foi com ADO PARA O Corinthians e faleceu num acidente automobilístico quando começava a se destacar como jogador do clube de São Paulo, Sagui, Biaça, Silva, Leônidas, Zequinha, Vadico, Germano, Julinho, Juvenal, Gauchinho, Daniel Bauru e Paina. O Londrina foi o quinto colocado.

No ano de 1.968 Alex foi contratado pelo Água Verde para ser um dos reforços da equipe que buscaria o bi campeonato, mas o time da Vila Guaíra fez uma campanha fraca e ficou  na décima colocação. Jogaram Ronaldo (goleiro), Zé Carlos, Silvio, Sebastião, Zezinho, Teteu, Pedrinho, Amilcar, Armando, Padreco, Juquinha, Jairton, Flórido, Natal, Titure, Ademir, Tuca, Miranda, Alberto, Neves, Fonti e Lori. O Coritiba foi o campeão com Célio (goleiro), Deleu, Nico, Roderlei, Nilo, Rossi, Lucas, Oromar, Walter, Paulo Vecchio, Krueger, Kosilek, Edson, Lauro, Nilson Lopes, Servilio, Antoninho, Marinho, Reis, Berto, Neiva e Coutinho. No ano seguinte Alex permaneceu no Água Verde e o clube da Vila Guaira foi o sétimo colocado tendo como jogadores Ronaldo (goleiro), Chiquinho, Silvio, Sebastião, Zezinho, Teteu, Lori, Sérgio, Tião, Miranda, Jairton, Rogério, Vital (goleiro), Orlando, Luiz Carlos, Bataglia, Virgilio, Zé Roberto, Nilson e Geraldo. O campeão voltou a ser o Coritiba de Joel e Célio (goleiros) Modesto, Nico, Roderlei, Nilo, Berto, Paulo Vecchio, Lucas, Passarinho, Oldack, Krueger, Kosilek, Rinaldo, Edson, Servilio, Antoninho, Oromar, Hugo, Rossi, Ademar Pantera, Carlos Alberto, Reis e Marinho.

Em 1.970 Alex continuou atuando pelo Agua Verde tendo como companheiros Pedrinho (goleiro), Hamilton, Zezinho, Zé Roberto, Geraldo, Orlando, Rezende, Tião, Marcos, Neto, Ali, Romeu (goleiro), Isac, Silvio, Hamilton, Calais, Teteu, Airton Martins, Leopol,do (goleiro), Altair, Armando, Zé Roberto II, Mário Madureira e Servillio. Neste ano o campeão foi o Clube Atlético Paranaense de Wanderlei, Djalma Santos, Zico, Alfredo, Julio, Miltinho, Ferrinho, Toninho, Reinaldo, Dorval, Sicupira, Zezé, Nelsinho, Nilson Borges, Waldomiro (goleiro), Benicio (goleiro), Zé Augusto (goleiro), Amauri, Zé Leite, Liminha, Cláudio, Nair, Nayo, Darci, Moreira, Serginho, Jhuarez, Nilo, Gildo, Lourival e Charrão.

Na temporada de 71 quando o  Coritiba voltou a ser campeão com Célio (goleiro), Hermes, Pescuma, Piloto, Nilo, Renatinho, Hidalgo, Passarinho, Sérgio Riberto, Leocádio, Zé Roberto, Rinaldo, Carvalho (goleiro), Marinho, Marcos, Rogério (goleiro), Berto, Iran, Pardal, Eloir e Dirceu. No Água Verde décimo colocado estavam ao lado de Alex – Celso (goleiro) Pucineli, Zezinho, Ninho, Geraldo, Altair, Orlando, Rezende, Zé Roberto, Carlinhos, Humberto, Tião, Amauri, Walter, Taquinho, Zé Roberto II, Jair, Paraguaio, Edu e Madureira.

Em 1.972  o Água Verde passou a ser Pinheiros e Alex permaneceu no elenco ao lado de Amauri (goleiro), Tadeu, Moacir, Nininho, Jairo, Edu, Orlando, Mário Madureira, Nei, Taco, Odair, Xisté, Wiliam, Deda, Zé Roberto, Oliveira, Kosilek, Lucas, Iran e Russinho. O Coritiba de Célio, Jairo (goleiros), Hermes, Pescuma, Cláudio Marques, Piloto, Nilo, Hidalgo, Fito, Reinaldinho, Leocádio, Tião Abatiá, Paquito, Krueger, Zé Roberto, Dirceu, Marinho, Levir, Dreyer, Eloir, Paulo Vecchio, Hélio Pires, Rinaldo e Carvalho (goleiro) foi o campeão. O Pinheiros foi o sétimo colocado.

Foi o ano da despedida de Alex que passou a ser funcionário do clube atuando no futebol, inclusive como técnico, na área administrativa, enfim onde fosse chamado colaborar.. Tinha transito livre no clube face a sua forma de ser. Educado, dado, bom papo Alex ficou no clube praticamente até a sua morte. Faleceu cedo face a um cancer, Também foi funcionário público do Estado. Alex sem sombra de dúvida foi umn craque e deixou saudades a todos aqueles que tiveram prazer em vê-lo atuando..

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui – de segunda a feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129E-mail – contato.josedomingos@hotmail.co

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s