MORTE DE DÁCIO

dcio_leonel_de_quadros

MORTE DE DÁCIO LEONEL DE QUADROS

UM DOS GRANDES RADIALISTAS DO PARANÁ

E DEPUTADO ESTADUAL DOS MAIS ATUANTES

Zé Domingos

Chegava em casa após o programa entre sete e nove horas pela Rádio Barigui – AM – 1560 – internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – www.josedomingos.com.br nesta segunda feira (26) quando o celular soou e ao atende-lo identifiquei que autora da ligação era a Ana Maria. Ela foi logo perguntando se eu tinha tomado conhecimento da morte do Dácio Leonel e respondi que não. Comentou então que a informação estava na Gazeta do Povo e lá observei a nota dando conta de sua morte no domingo (25) e o sepultamento as onze desta segunda feira (26) em cemitério de Pinhais onde também foi velado.

O Dácio Leonel foi nosso vizinho alguns anos residindo na Rua Augusto Stelfeld e Ana Maria foi colega de Psicologia com uma de suas filhas. Além disto, Dácio Leonel foi meu colega de Assembleia Legislativa como deputado e como relatado em várias oportunidades meu primeiro ídolo no rádio quando da inauguração no inicio dos anos 50 de ZYS 21 Rádio Castro Ltda onde foi um dos primeiros locutores inclusive narrando os jogos do Caramuru. Ao assistir as partidas no estádio da Ronda ficava próximo a cabine de rádio para acompanhar a narração, pois com oito, nove anos sonhava em ser radialista e um dia transmitir jogos de futebol.

Ao vir para com Curitiba em 1.953 descobri no ano seguinte 1.954 Dácio Leonel na Rádio Marumbi a emissora dos esportes do Paraná onde era titular de uma equipe que contava com Osmar de Queiróz, Raul Mazza do Nascimento, Ernesto Costa de Souza, Wlly Gonzer, Antônio Leandro, Jota Padilha, Rafael Iatauro, Dino Brassac e outros cujos nomes não me acorrem no momento. Era uma equipe esportiva muito ouvida, pois estava em todos os acontecimentos nas mais diferentes modalidades. Ouvia o Dácio e até mesmo procurava imitá-lo. Era seu fã e lhe contei isto quando com ele cruzei nos idos de 1.957 quando após teste comecei a trabalhar na Rádio Clube Paranaense – PRB- 2. Ele na época estava na Rádio Cultura  e logo depois foi para a famosa Rádio Bandeirantes de São Paulo. Depois se transferiu para Londrina onde dirigiu emissoras e também trabalhou como advogado. Dácio casou com Elaine Gracie rádio atriz de grande sucesso na Rádio Clube Paranaense.

Em 1.962 foi procurado pelo Dácio Leonel que me apresentou proposta para trabalhar na Rádio Paiquerê de Londrina, mas havia compromisso com o companheiro Alfredo Oto de trabalhar com ele na Rádio Nereu Ramos de Blumenau comandada pelo Evelázio Vieira, o Lazinho que como jogador de futebol atuara em Curitiba pelo Palestra Itália e que mais tarde foi destacado politico em Santa Catarina como deputado estadual, prefeito de Blumenau em dois mandatos e senador da  República. O nome do importante politico e radialista catarinense falecido há vários anos era Evelázio mesmo e não Evilázio como possam pensar alguns. Sei bem disto porque recebi alguns cheques com boas importâncias por ele assinados. Fui para Blumenau e lá trabalhei durante alguns meses sem qualquer arrependimento e tive no Evelázio – Lazinho um excelente patrão só voltando para Curitiba em face de saudades da família. Na capital paranaense na volta passei pelas rádios Tingui, Colombo e retorno a Rádio Clube Paranaense.

Ingressei na politica e eleito vereador em duas oportunidades foi candidato a deputado estadual em 78 e eleito ao chegar a Assembléia Legislativa fui dividir bancada com dois dos meus ídolos do rádio Dácio Leonel de Quadros e Artur de Souza com quem apresentei em muitas oportunidades a Revista Matinal na Rádio Clube Paranaense e também na Rádio Universo. Mais uma vez disse ao Dácio Leonel tê-lo conhecido quando menino em Castro quando ele iniciava a sua brilhante caminhada como radialista.

Tive uma boa convivência com ele e nos almoços anuais da Associação dos Ex Parlamentares do Paraná – AEXPAR sempre conversávamos bastante como a Ana Maria conversava com a Elaine. Assim recebi a informação de seu falecimento aos oitenta anos com muita tristeza e como o sepultamento aconteceria às onze horas em cemitério de Pinhais não tive oportunidade de me despedir do companheiro que foi um dos mais completos radialistas paranaenses já que era apresentador de programas esportivos, noticiários, produtor, narrador de diferentes modalidades esportivas era também animador de programas de auditório com grande sucesso principalmente em Londrina como já o fizera no inicio de sua carreira na sua cidade natal Castro foi também deputado estadual.

Como parlamentar mostrou personalidade em suas decisões levando em consideração os interesses da população, não se curvando a decisões de cunho meramente político. Foi um deputado com atuação voltada realmente para o povo das cidades que representava junto a Assembleia Legislativa, aliás, nos nossos tempos o comportamento dos políticos era bem diferente dos dias atuais. Foi deputado por dois mandatos e os honrou  com excelentes atuações.  Saudades do grande Dácio Leonel de Quadros e que “DEUS O TENHA”.

José Domingos Borges Teixeira

(Zé Domingos)

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br – clicar Rádio Barigui – de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola, telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s