Após várias promessas e adiamentos, Arena está concluída

re1310514 re2310514

Com mais de um ano de atraso, a Arena finalmente está pronta. Concluído duas semanas antes do início do Mundial do Brasil, o estádio será entregue à Fifa amanhã, mas técnicos e engenheiros da CAP S/A ficarão nas dependências do estádio fazendo os reparos finais e, se necessário, orientando os operários da Fifa na conclusão do acabamento. “O trabalho será compartilhado até o dia 6. Tudo está pronto, faltando alguns reparos em alguns pontos e o pessoal da CAP S/A ainda poderá entrar no estádio para orientar os operários da Fifa”, explicou o coordenador-geral estadual da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha

Quando escolhida para ser palco dos jogos da Copa, a Baixada tinha previsão inicial de ser concluída em março de 2012. Entretanto, nos bastidores, algumas polêmicas e discussões quanto a liberação de recursos para a reforma e ampliação do estádio ganharam destaque e impediram um ritmo mais acelerado no canteiro de obras. O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) apontou irregularidades na engenharia financeira da reforma do Joaquim Américo e solicitou, em duas ocasiões, que a Fomento Paraná não fizesse mais o repasse dos recursos ao Atlético.
O acordo tripartite firmado em 2012 entre o Atlético, a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, previa a divisão do custo da reforma da Arena no valor de R$ 184,6 milhões. Porém, dois anos depois, o valor final da remodelação do estádio atleticano foi fixado em R$ 330 milhões. Mesmo assim, os poderes estadual e municipal se comprometeram a pagar, juntos, dois terços do valor inicial e, o restante, será de responsabilidade do Atlético.
Depois de algumas discussões e do não cumprimento de algumas metas por parte da CAP S/A, foi impedido que a Fomento Paraná fizesse a liberação dos recursos dentro dos prazos previamente estipulados. Assim, ainda em 2012, o Atlético prometeu que a Baixada seria reinaugurada em março de 2013, na semana do aniversário do clube e da cidade de Curitiba. Porém, em novembro de 2012, o clube admitiu que não seria possível cumprir o prazo estipulado e prometeu a conclusão do estádio para julho de 2013, após a Copa das
Confederações. Diante de mais uma promessa falha da CAP S/A, a Fifa estipulou o prazo final de entrega de todos os estádios que serão usados na Copa do Mundo para dezembro de 2013. O Atlético, então, passou a correr contra o tempo para concluir o estádio a tempo do prazo. Com alguns imprevistos, como greves de trabalhadores e paralisação das obras pelo Ministério Público do Trabalho, o estádio atleticano, no final do ano passado, estava longe de ficar pronto.
Diante disso, em janeiro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em uma visita ao estádio atleticano, deu um ultimato aos organizadores do Mundial em Curitiba e deu pouco mais de três semanas para o Atlético provar que a Arena da Baixada ficaria pronta no prazo. Caso contrário, a capital paranaense seria excluída da rota da Copa. “Recuperamos em um mês um trabalho de três meses e felizmente, naquele momento, em fevereiro, Curitiba foi confirmada na Copa do Mundo”, lembrou o secretário-municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro.
Também neste período de instabilidade, foi criada uma comissão para atuar junto à CAP S/A na gerência das obras de remodelação do estádio atleticano. Com isso, aliado ao cumprimento de algumas metas que garantiram a liberação dos recursos de mais um financiamento, o Joaquim Américo, depois de receber dois eventos-teste, foi finalizado e, a partir de segunda-feira, a Fifa, sob o comando do sul-coreano Man Gim Shil, que será o prefeito do estádio, vai finalizar a sua parte na Arena para receber os jogos da Copa do Mundo.

Crédito: Paraná Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s