Tomazina… continuação

MAIS DETALHES SOBRE A

ANIVERSARIANTE DE DOIS

DE JUNHO – TOMAZINA

Zé Domingos

Há alguns anos quando da passagem do aniversário de Tomazina fiz um texto e recebi comentários em torno do mesmo. Agora quando esta querida cidade se aproxima de mais uma data comemorativa resolvi recordar as referencias que recebi em torno da matéria que apresentei.

Fiquei extremamente feliz com os comentários em torno da passagem do aniversário da tradicional cidade paranaense de Tomazina. As mensagens de Soraia David e Rubens Galvão enriqueceram este espaço. Obrigado pela participação e a Soraia, ao citar “cidadezinha tipicamente mineira” me faz lembrar da minha terra natal, Siqueira Campos, que antes de receber esta denominação era Colônia Mineira.

A região do norte pioneiro teve uma influência acentuada dos mineiros que em bom número se transferiram para lá que era apontada como área forte, produtiva, com terra da melhor qualidade. Então surgiram os fazendeiros plantadores de café, cana de açúcar, árvores frutíferas e produtos agrícolas de uma forma geral e ali plantando dava mesmo, pois a terra era excelente.

Muita gente ficou rica por lá e a região teve anos de ouro.

Hoje infelizmente a situação é completamente diferente. Há cidades que lamentavelmente até parecem estar em extinção. Esta é a triste realidade.

Algumas é que ainda tem vida própria com indústrias, comércio avançado e etc. Uma é justamente a cidade em que nasci, a “gloriosa” Siqueira Campos. “Sou orgulhosamente caboclinho de Barbosa, a terra da Vitacana, da família Fontanelli”, pioneira do lugar através o senhor Amadeu Fontanelli.

A Soraia menciona que em seu bojo histórico, Tomazina, “tem enredos verdadeiramente épicos que poderiam ser narrados paciente e longinquamente, tal qual os contos de Sherazade.” Sou apaixonado por relatos que trazem recordações de momentos jamais esquecidos e que quando revividos dão uma “injeção de ânimos” fazendo nos sentir rejuvenescidos. Pode também me ligar no celular 9972-0129. Estou aguardando, obrigado.

ATLETA

Rubens Galvão, nascido em Tomazina, pelo que relata é um atleta de ponta, de destaque, fazendo sucesso em provas de rua em várias cidades brasileiras e dentro disto inteligentemente sugere a Prefeitura de Tomazina, organizar uma prova, uma corrida, para comemorar a data da cidade. É uma idéia interessante e que chamaria atenção para a cidade e para a região.

Caro companheiro, agradeço sua participação e sua ideia encaminharei para a Prefeitura Municipal de Tomazina, inclusive indicando nomes de pessoas que poderiam auxiliar na organização do evento. Sucesso a você nativo do bairro Anta, tudo de bom e talvez no próximo ano espero que você possa mostrar as suas qualidades de atleta na cidade que nasceu

José Domingos Teixeira

Zé Domingos

Rádio Barigui – AM – 1560 – Internet – www.radiobarigui.com – centraldetv.com.br. – www.josedomingos.com.br – clicar Rádio Barigui – de segunda a sexta feira das sete as nove horas Comando da Manhã – No Mundo da Bola – telefones – (41) 3352-8686 – (41) 9972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s