Lula cai, mas ainda venceria a eleição no primeiro turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é o nome mais competitivo do país para disputar a Presidência da República.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (5) mostra que, se fosse candidato, ele teria 44% dos votos totais. Ninguém alcança uma taxa tão alta.

Lula, porém, jamais manifestou qualquer intenção de ser candidato neste ano. Pelo menos publicamente, não deu nem o mais remoto sinal dessa hipótese.

Em comparação com a pesquisa de maio, Lula tem cinco pontos a menos. Pode ser considerado uma queda, já que a variação está além da margem de erro dos dois levantamentos, de dois ponto para mais ou para menos.

Mas ainda seria o suficiente para liquidar a disputa no primeiro turno com folga (os rivais somam 30%). E ainda acima dos 34% alcançados pela presidente Dilma Rousseff no cenário mais provável.

Numa disputa até agora marcada pelo forte desejo de mudança, Lula é visto como a figura mais preparada para fazer mudanças no país por 35% dos eleitores. Quem chega mais próximo disso é o senador oposicionista Aécio Neves (PSDB-MG), apontado por 21%.

Lula obtém a mesma taxa de intenções de voto entre homens e mulheres, e pontua acima de 40% em todas as faixas etárias. Seus melhores desempenhos ocorrem entre os eleitores da região Nordeste (58%), entre os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos (54%) e entre os que têm ensino fundamental (53%).

Editoria de Arte/Folhapress

METODOLOGIA

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo é composto pela população brasileira com 16 anos ou mais.

Neste levantamento realizado de 3 a 5 de junho, foram feitas 4.337 entrevistas em 207 municípios, com uma margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

Essa pesquisa foi encomendada pela Folha e feita pela Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00144/2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s