Pato Donald completa 80 anos; veja vídeo dele no Brasil

O pato mais famoso do mundo completa 80 anos nesta segunda-feira (9). Dono de uma voz inconfundível, Pato Donald apareceu em cena pela primeira vez no curta animado “The Wise Little Hen” (“A Galinha Sábia”, na tradução) no dia 9 de junho de 1934.

Seu ‘pai’ é Carl Barks (1901-2000), responsável por criar a personalidade que o personagem tem até hoje. Donald já participou de diversos filmes –e um deles, “A Face do Führer”, de 1943, recebeu o Oscar de melhor animação.

Apesar de estar quase sempre desempregado, Donald transmite lições para seus leitores e espectadores, segundo Kendi Sakamoto, criador do site Gibi Raro e um dos maiores colecionadores de gibis do país.

“Donald é um cara frustrado, mas suas histórias têm sempre tem um lado cívico”, diz. E completa: “Ele é um personagem que se adapta a qualquer situação, só precisa de um estímulo correto para atingir um objetivo.”

E são essas atitudes que o fazem ser um herói para seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho.

Para ele, o animal escolhido para encarnar o personagem foi um pato justamente pelas limitações do bicho. “O pato não nada, anda nem voa direito, ou seja, faz tudo mais ou menos”, acredita. “Mas, mesmo assim, ele consegue levar a vida.”

MAIS VELHO

Em 80 anos de vida, Donald já contracenou com muitos personagens, até com aqueles que não são do seu “núcleo”, como Tico e Teco, Peter Pan e o Lobo Mal. “Ao longo do tempo você tem que colocar mais personagens nas histórias para que elas não se tornam cansativas”, diz Sakamoto.

Mesmo assim, Pato Donald não é tão conhecido como antigamente. “Ele não vai morrer, mas envelheceu. Acho que a popularidade dele caiu porque muitos heróis são lançados hoje em dia e porque cada geração busca um novo herói”, diz. “Mas os mais velhos sempre vão lembrar dele com carinho”, completa.

Veja trecho do episódio em que Pato Donald visita o Brasil:

Crédito: Folha de S.Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s