Curitiba é a residência da ‘maioria’ dos candidatos

Curitiba-photo180-51

Curitiba é a cidade do Paraná com maior representação nas candidaturas às eleições deste ano. Dos 379 candidatos a deputado federal, 180 estão domiciliados em Curitiba – 47% do total. Dentre os 665 candidatos a deputado estadual, 402 vivem na capital paranaense, totalizando 60%. E todos os candidatos ao governo do Estado moram em Curitiba. As informações são da Gazeta do Povo.

Os especialistas são unânimes em afirmar que o predomínio de representatividade das capitais é uma consequência natural do sistema eleitoral proporcional. “Os candidatos são atraídos para as capitais por três motivos principais: maior concentração do eleitorado, maior disponibilidade de recursos financeiros e presença maciça de todas as principais instituições ou organizações democráticas”, explica o cientista político Ricardo de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para ele, no interior paranaense especificamente, há um desestímulo, pois tanto a arrecadação de dinheiro para campanhas quanto o estabelecimento de contatos são prejudicados. Porém, esse fenômeno pode mascarar o fato de que muitos desses candidatos têm um extenso histórico político em outras regiões ou cidades do estado, como lembra o sociólogo e consultor legislativo do Senado Federal Caetano Ernesto de Araújo. Como exemplo ele cita o senador Alvaro Dias (PSDB), que começou sua carreira política na Câmara Municipal de Londrina em 1968.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s